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Atendimento ao aluno

Publicado: Quinta, 29 de Outubro de 2015, 16h47

Divisão de Qualificação e Encaminhamento Profissional – DIEPRO

A Divisão de Qualificação e Encaminhamento Profissional (DIEPRO), do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), tem por objetivo qualificar e encaminhar a pessoa surda para o mercado de trabalho, valorizando suas potencialidades e promovendo o exercício da cidadania. São oferecidos cursos preparando a pessoa surda para o mercado de trabalho e dando assessoria técnica às empresas que as receberão – estes cursos estão disponíveis para alunos do Colégio de Aplicação e para pessoas surdas da comunidade. A Diepro disponibiliza, também, vagas para estágios e/ou treinamentos, a partir de convênio com empresas, aos alunos do CAp/INES.

Divisão de Fonoaudiologia – DIFON

Atendimento Fonoaudiológico Individual A Divisão de Fonoaudiologia (DIFON) do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) foi criada em 1959. Atualmente atende aos alunos do Colégio de Aplicação do INES, orienta familiares e estagiários e capacita profissionais. Realiza estudos contribuindo para as áreas da pesquisa, prevenção e avaliação elaborando  materiais informativos e terapêuticos direcionados à surdez. O Atendimento Fonoaudiológico é realizado por profissionais especializados e visa facilitar as competências linguísticas do surdo por meio da aquisição e desenvolvimento da língua portuguesa nas modalidades oral e escrita, dentro de uma proposta bilíngue, possibilitando o desenvolvimento global e contribuindo para a inclusão social. Em alguns casos de deficiência múltipla, realiza estimulação da comunicação alternativa.

Divisão médico-odontológica – DIMO

Esta divisão tem como competência prestar assistência preventiva e terapêutica aos alunos, em regime ambulatorial, encaminhando-os, se necessário, aos serviços de saúde especializados. Acompanha a remoção de alunos em casos graves ocorridos nas dependências do colégio. A equipe participa  de Estudos de Caso e da Avaliação de Ingresso de alunos no CAp,  realiza estudos relativos à sua área de atuação e ministra palestras, atendendo às necessidades de professores e alunos. Realiza perícia médica de servidores, do INES e de outros órgãos da estrutura do MEC. Se necessário, presta atendimento aos servidores, em situações de emergência.

Divisão Socio-Psicopedagógica – DISOP

A DISOP presta atendimento aos alunos do Colégio de Aplicação e a seus familiares,  assim como às pessoas surdas e ouvintes da comunidade  que queiram informações sobre as questões sociais, psicológicas e pedagógicas que envolvem a surdez. Os atendimentos aos alunos são realizados como rotina na divisão, envolvendo questões sociais, escolares e familiares. Também são atendidas as famílias dos alunos e os professores, estabelecendo-se assim um atendimento mais  completo às necessidades das crianças e adolescentes.

A DISOP presta assessoria à Associação de Pais do INES (APINES), e também ao Grêmio Estudantil do INES (GINES), orientando e acompanhando pais e alunos em relação a seus direitos sociais, políticos e civis. A equipe participa ativamente do processo de avaliação de ingresso de alunos no Colégio de Aplicação, realizando a avaliação social, psicológica e pedagógica dos candidatos. Participa, ainda, de Estudos de caso, realizando o acompanhamento destes alunos, e dos Conselhos de Classe bimestrais. Elabora pareceres sociais e realiza encaminhamentos para atendimento pela Caixa Escolar, pelos Conselhos tutelares e pelo Ministério Público sempre que for necessário garantir os direitos e a proteção  dos alunos e suas famílias. Realizam visitas domiciliares e a outras instituições que atendem pessoas surdas, quando necessário.

Orientação Educacional e Vocacional também são atribuições desta equipe, que participa de reuniões com alunos, professores, técnicos e demais profissionais envolvidos, promovendo uma visão multidisciplinar do trabalho pedagógico do CAP.

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