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Seleções e Concursos

INES lança edital de seleção para ingresso no Mestrado Profissional em Educação Bilíngue

(acesso aos Editais)
 

O INES publicou o Edital de seleção para formação de sua primeira turma do curso de Mestrado Profissional em Educação Bilíngue!

Os editais (já publicados em Libras e em Língua portuguesa) estão disponíveis na página do curso, através do deste link

Também na página do curso disponibilizaremos, em agosto, a Plataforma de inscrições onde poderão ser realizadas as inscrições, entre os dias 12 de agosto e 26 de setembro de 2019.

O candidato, no ato da inscrição, deverá obrigatoriamente enviar seu anteprojeto de pesquisa, de acordo com as instruções presentes no Edital. Serão duas etapas de seleção, a primeira será a prova de conhecimentos específicos, a partir da bibliografia presente no Edital, e a segunda será uma entrevista com o candidato, ambas de caráter eliminatório e classificatório.

Desejamos boa sorte a todos os candidatos e recomendamos a leitura atenta de todo o Edital de seleção!

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

Em outubro de 2018 foi aprovada pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) a proposta do Mestrado Profissional em Educação Bilíngue do INES. A elaboração deste curso pioneiro seguiu as metas traçadas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2012-2016 do INES, que previa em seu texto a criação de um curso de mestrado assim que as condições institucionais fossem estabelecidas, especialmente com a ampliação do quadro docente de doutores.

O curso tem como principal objetivo a formação de profissionais para atuarem na área de Educação Bilíngue para Surdos, em seus múltiplos desdobramentos nas áreas de Educação, Educação Especial, Letras/Linguística e Artes, evidenciando o caráter interdisciplinar que constitui historicamente o campo.

O curso vincula-se à produção de investigações, proposição de metodologias e criação de objetos educacionais integrados às pesquisas derivadas das três linhas de investigação. Esperamos que nossos futuros alunos aliem ação à teoria, atingindo contribuições significativas e transformadoras na área da Educação Bilíngue para Surdos.

A equipe do curso é composta por 14 docentes, que propuseram 22 disciplinas, entre eletivas e obrigatórias, distribuídas em três grandes linhas de pesquisa: (1) Educação de surdos e suas interfaces; (2) Língua e Linguagem; e (3) Memória, Marcadores Linguísticos, Culturais e Territoriais. Essas linhas correspondem, em parte, às demandas atuais da área da surdez e incorporam a tradição de estudos e pesquisas desenvolvidas no ambiente cultural do INES.

O corpo docente permanente é constituído por doutores pertencentes ao quadro funcional do INES que atuam nos dois departamentos de ensino da instituição: no DESU (Departamento de Ensino Superior), que contempla as atividades de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão, seguindo a perspectiva educacional bilíngue; e no DEBASI (Departamento de Ensino Básico) que constitui o Colégio de Aplicação com profissionais que atuam na Educação Básica, a partir de uma perspectiva bilíngue de educação e também desenvolvem atividades de pesquisa e extensão. O curso conta com professores doutores na condição de colaboradores externos. 

O curso é composto de 27 créditos distribuídos em disciplinas, atividades do curso e apresentação do trabalho final (dissertação). O duração prevista do curso é de 2 anos.

 

 

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