Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > COINES 2016
Início do conteúdo da página

COINES 2016

 

O que significa

"O INES de Portas Abertas"? 

 

 Quais são as grandes áreas

 do COINES 2016?

 

Confira as últimas notícias sobre o COINES aqui


 
 

Minicursos/oficinas/GTs: serão quatro horas de atividade a cada dia, de manhã ou à tarde, somando 12 horas no total. Os participantes terão direito a certificado.

Palestras e mesas redondas: realizadas no auditório, serão abertas ao público inscrito e poderão ser escolhidas na hora.

Apresentação de pôsteres: exposição em local aberto e apresentação seguindo cronograma do link. 

Lançamento de livros

 

 

     

MINICURSO:  EDUCAÇÃO DE SURDOS: REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO SUPERIOR

Direcionado para profissionais que atuam na educação de surdos o minicurso tem como foco a inclusão por meio de produção e adequação de recursos pedagógicos, assessoria psicopedagógica, adaptação de currículo. O curso tem como fundamento a importância da educação bilíngue para o aluno surdo construir uma autonomia positiva e o papel da libras na mediação do aprendizado da língua portuguesa.

MANHà| Prédio principal | 2º andar | Sala 228

Ministrado em LBP com Interpretação em LIBRAS

 

 

OFICINA: (FONOLOGIA) ORIENTAÇÃO DA PALMA DA MÃO: INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE ESCRITA VISUAL DIRETA DE SINAIS (SIGNWRITING)

Oficina sobre o uso do signwriting, escrita de sinais, como metodologia para ensino de libras através do estudo e uso dos símbolos que compõe a escrita de sinais (sw).

MANHÃ | Prédio principal | 3º andar | Sala A2

Ministrado em LBP com Interpretação em LIBRAS

 

GRUPO DE TRABALHO:  TECNOLOGIAS PARA O ENSINO-APRENDIZADO: POTENCIALIDADES NO CAMPO DA SURDEZ

Direcionado a professores de diferentes segmentos, pesquisadores e alunos de graduação o gt se propõe a discutir tecnologias relacionadas a ensino-aprendizagem que envolvam alunos surdos.

 TARDE | Prédio principal | 2º andar | Sala 216

Ministrado em LBP com Interpretação em LIBRAS

 

 

 

GRUPO DE TRABALHO: LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2: LÍNGUA E LITERATURA PARA SURDOS E OUVINTES

Discutir a produção de materiais didáticos auxiliares no ensino de língua portuguesa como L2; explorar a tradição literária brasileira em uma perspectiva bilíngue; pensar a metodologia de ensino de língua portuguesa como L2.

TARDE | Prédio principal | 2º andar | Sala 218

Ministrado em LBP com Interpretação em LIBRAS

 

MINICURSO: A EDUCAÇÃO DO OLHAR: ALGUMAS REFLEXÕES

Explorar o olhar como sentido humano, pensar uma possível educação do olhar. Relacionar imagens e sentidos, problematizar a visualidade na sociedade contemporânea.

MANHà| Prédio principal | 2º andar | Sala 218

Ministrado em LBP com Interpretação em LIBRAS

 

 

MINICURSO:  A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS DA CULTURA SURDA, COMO RECURSO PARA O  LETRAMENTO E AQUISIÇÃO DO PORTUGUÊS COMO L2 NAS SÉRIES INICIAIS

Curso utiliza histórias da cultura surda, vídeos em libras, teatros como importantes recursos para o letramento de alunos surdos, como forma de estimular a compreensão e desenvolvimento de habilidades para elaboração de textos escritos.

TARDE | Prédio principal | 2º andar | Sala 226

Ministrado em LBP com Interpretação em LIBRAS

 

MINICURSO:  LEITURA, LITERATURA E TECNOLOGIA: REFLEXÕES ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DOS MULTILETRAMENTOS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS

O minicurso se propõe provocar reflexões sobre o papel da leitura na educação de surdos e a construir com os participantes alternativas para o ensino de leitura. Serão discutidas concepções de leitura e o papel dos gêneros textuais na formação de leitores.

MANHà| Prédio principal | 2º andar | Sala 226

Ministrado em LBP com Interpretação em LIBRAS

 

 

OFICINA:  DIDÁTICA E DINÂMICAS COMO ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE SURDOS

A oficina tem como proposta desenvolver atividades práticas para o planejamento e elaboração de recursos e estratégias no ensino de surdos, buscando identificar as diferentes concepções didáticas e dinâmicas para a educação de surdos.

MANHà| Prédio principal | 2º andar | Sala 214

Ministrado exclusivamente em LIBRAS

 

MINICURSO:  EDUCAÇÃO ONLINE: DA TEORIA À PRÁTICA

O minicurso tem como foco as discussões teórico-práticas sobre metodologias, didáticas, formas de organização da educação online e tecnologias digitais da informação e comunicação implicadas na educação de surdos.

TARDE | Prédio principal | 2º andar | Sala 214

Ministrado em LBP com Interpretação em LIBRAS

   

MINICURSO:  PROPOSTAS DE ADAPTAÇÃO DE CONTEÚDO PARA ALUNOS SURDOS NO ENSINO TÉCNICO

Minicurso com foco na adaptação de conteúdo curricular para alunos surdos em classes inclusivas de cursos técnicos utilizando infográficos, vídeos com legenda dentre outros.

TARDE | Prédio principal | 2º andar | Sala 228

Ministrado em LBP com Interpretação em LIBRAS

 

MINICURSO:  A METODOLOGIA EXPERIMENTAL PROPOSTA PELO PROFESSOR LEOPOLDO DE MEIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Atividade que tem como objetivo estimular a percepção dos professores para a importância do ensino bilíngue de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. O minicurso apresentará a metodologia experimental do professor Leopoldo de Meis.

TARDE | Prédio principal | 2º andar | Lab. Ciências.

Ministrado em LIBRAS e em LBP com Interpretação.

 

 

MINICURSO:  REFORÇO ESCOLAR: APOIO AO DESENVOLVIMENTO DOS DISCENTES COM SURDEZ

Minicurso com abordagem de teorias e práticas de reforço escolar em libras com utilização de recursos visuais. Serão desenvolvidas oficinas de criação de material específico para trabalhar com clássicos da literatura brasileira tendo como base o ENEM.

TARDE | Prédio principal | 2º andar | Sala 220

Ministrado exclusivamente em LIBRAS.

 

MINICURSO:  EDUCAÇÃO DOS SURDOS E O USO DE RECURSOS MULTIMODAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ARTICULANDO ESTRATÉGIAS PARA FAVORECER A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM CONTEXTOS BILÍNGUE E INCLUSIVO

Minicurso com foco na discussão de recursos multimodais para o ensino de ciências na perspectiva do bilinguismo, atento à experiência visual dos sujeitos surdos.

MANHà| Prédio principal | 2º andar | Sala 224

Ministrado em LBP com Interpretação para LIBRAS.

 

 

GT:  MEDIAÇÃO ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA NO INES

O GT discutirá sobre a atuação do professor mediador no atendimento educacional a alunos surdos com outros comprometimentos através de debate, apresentação de práticas de mediação desenvolvida no INES e troca de experiências.

MANHà| Prédio principal | 2º andar | Sala 216

Ministrado em LBP com Interpretação para LIBRAS.

 

MINICURSO:  ABORDANDO AS ESPECIFICIDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS

O minicurso tem como objetivo discutir a importância da comunicação no processo educacional, refletindo e apresentando estratégias pedagógicas para o ensino de matemática para surdos, como jogos, esquemas de resolução de problemas, brincadeiras, entre outros.

TARDE | Prédio principal | 2º andar | Sala 230

Ministrado em LBP com Interpretação para LIBRAS.

 

 

MINICURSO:  BIOCIÊNCIAS EM FOCO: DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTOS DIDÁTICOS ACESSÍVEIS NA PERSPECTIVA DA SURDEZ

O minicurso apresenta sugestões para a produção de materiais didáticos de biociências acessíveis para estudantes surdos, como produção de aulas em power point, utilização de experimentos científicos, dinâmicas, oficinas dentre outras ações.

MANHà| Prédio principal | 2º andar | Lab. de Ciências.

Ministrado em LBP com Interpretação para LIBRAS.

 

MINICURSO:  CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO EM LIBRAS: TEORIA E PRÁTICA

O minicurso busca proporcionar reflexões sobre as etapas que percorrem as crianças na construção do conceito de número e das hipóteses que elaboram ao estabelecerem relações numéricas, com base na libras. Apresentará também propostas práticas realizadas com crianças surdas.

MANHÃ| Prédio principal | 2º andar | Sala 230

Ministrado em LBP com Interpretação para LIBRAS.

 

 

GRUPO DE TRABALHO:  REFLEXÕES SOBRE COMO MOTIVAR APRENDIZES DE LIBRAS: O USO DE DINÂMICAS NO ENSINO EM LIBRAS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA OUVINTES

O GT se propõe a discutir sobre a importância da aprendizagem da LIBRAS e de aspectos da cultura surda por ouvintes. Apresenta estratégias e dinâmicas para o ensino da LIBRAS como segunda língua para ouvintes e reflete sobre a necessidade de pesquisas na área.

MANHÃ| Prédio principal | 3º andar | Sala B2

Ministrado exclusivamente em LIBRAS.

 

OFICINA:  INSTRUÇÃO EM/DE LIBRAS: O QUE SE ESPERA OU COMO SE USA NA SALA DE AULA?

A oficina tem como foco discutir e conscientizar sobre a importância da LIBRAS na formação dos alunos surdos. Reflete sobre o papel da linguagem nos processos sociais e cognitivos e sobre a necessidade de os professores de surdos se tornarem competentes em LIBRAS.

TARDE | Prédio principal | 2º andar | Sala 214

Ministrado exclusivamente em LIBRAS.

   

 

 

  

Grupo de Trabalho:  LIBRAS COMO L1 E L2

O GT tem como objetivo discutir metodologias de ensino de libras como L1 e L2.

MANHà| Prédio principal | 2º andar | Sala 202

Ministrado exclusivamente em LIBRAS.

 

 

 

MINICURSO:  EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ESTUDANTES SURDOS NO RIO GRANDE DO NORTE E DO MUNICÍPIO DO NATAL: AVANÇOS E DESAFIOS

O minicurso tem como objetivo refletir sobre as práticas pedagógicas bilíngues realizadas com estudantes surdos do município do natal no rio grande do norte.

MANHà| Prédio principal | 2º andar | Sala 251

Ministrado exclusivamente em LIBRAS.

 

GRUPO DE TRABALHO:  FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SURDEZ: QUE FORMAÇÃO É ESSA?

O GT tem como objetivo refletir sobre a formação de professores que atuam com alunos surdos e a atual política nacional de inclusão escolar.

MANHà| Prédio principal | 2º andar | Sala 202

Ministrado em LIBRAS e LPB com intérpretes.

 

 

MINICURSOPROMOÇÃO À SAÚDE: DESMISTIFICANDO OS DIREITOS DOS SURDOS, COM FOCO NA SAÚDE E NA EDUCAÇÃO

O minicurso tem como objetivo refletir sobre a promoção da saúde da pessoa surda em seus aspectos conceituais, legais e educacionais.

MANHà| Prédio principal | 3º andar | Sala A1

Ministrado em LIBRAS e LPB com intérpretes.

 

MINICURSO:  DIÁLOGOS ENTRE A FONOAUDIOLOGIA E A SURDEZ

O minicurso tem como objetivo refletir o papel da fonoaudiologia na educação bilíngue de sujeitos surdos.

TARDE | Prédio principal | 3º andar | Sala B2

Ministrado em LPB com intérpretes de LIBRAS.

 

 

GRUPO DE TRABALHO:  PANORAMA DA INCLUSÃO DE SURDOS NO BRASIL E A CONTRIBUIÇÃO DO INES NO CONTEXTO ATUAL

O GT tem como objetivo discutir o processo de inclusão de alunos surdos no Brasil.

MANHà| Prédio principal | 2º andar | Sala 206

Ministrado em LIBRAS e LPB com intérpretes.

 

OFICINA:  NARRATIVAS SOBRE SURDEZ, HISTÓRIA E SOCIEDADE: EXAME DE FONTES DOCUMENTAIS DE NATUREZA ACADÊMICA E ADMINISTRATIVA

A oficina tem como objetivo contribuir com a pesquisa histórica na área de educação de surdos através do exame de fontes documentais de natureza acadêmica e administrativa contidas no acervo do INES.

MANHà| Prédio principal | 3º andar | Sala A2

Ministrado em LIBRAS e LPB com intérpretes.

 

 

GRUPO DE TRABALHO:  ACESSIBILIDADE AOS SERVIÇOS DE SAÚDE PELOS SURDOS: REFLEXÕES SOBRE A POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS E MÍDIAS SOCIAIS COMO POSSÍVEL FACILITADORAS DESTE PROCESSO

O GT tem como objetivo refletir o papel das mídias sociais e das tecnologias digitais na promoção da acessibilidade aos serviços de saúde para surdos.

TARDE | Prédio principal | 3º andar | Sala A1

Ministrado em LPB com interpretação em LIBRAS.

 

OFICINA:  EDUCAÇÃO EM SAÚDE AUDITIVA: PREVENÇÃO E TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL

A oficina tem como objetivo refletir sobre as diretrizes de prevenção e triagem auditivas durante o neonatal.

MANHÃ | Prédio principal | 2º andar | Sala 253

Ministrado em LPB com intérpretação em LIBRAS.

 

 

OFICINA:  NARRATIVAS SOBRE SURDEZ, HISTÓRIA E SOCIEDADE: VIVÊNCIAS A PARTIR DE REFLEXÕES TEÓRICAS, OFICINAS DE TEXTO E EXERCÍCIOS TEATRAIS

Oficina teatral com objetivo de ampliar as percepções dos participantes a respeito das relações diversas de representação social em variados contextos discursivos: científico, filosófico e artístico.

TARDE | Prédio principal | 2º andar | Sala 253 + audiotório

Ministrado em LPB com interpretação em LIBRAS.

 


 

 

 

OFICINA:  MANUÁRIO - PROCEDIMENTOS DE PESQUISA E VALIDAÇÃO DE SINAIS: METODOLOGIA ADOTADA PELO GRUPO MANUÁRIO

A oficina abordará, entre outros assuntos, a conscientização sobre a necessidade de pesquisa e registros em libras (sinais), atentar para a adequação dos sinais aos parâmetros da libras, apresentar trabalho realizado pelo grupo de pesquisa manuário acadêmico.

TARDE | Prédio do DESU | 2º andar | Sala Pós-graduação do Departamento de Ensino Superior do INES. 

Ministrado em LIBRAS e LPB com intérpretes.

 

 

MINICURSO:  PROCESSOS COGNITIVOS NA LIBRAS: ESQUEMAS IMAGÉTICOS, CORPORIFICAÇÃO, MESCLA EM ESPAÇO REAL E METÁFORA E METONÍMIA CONCEPTUAIS

O minicurso tem como objetivo compreender processos cognitivos nos sinais da libras, à luz da linguística cognitiva, baseando-se também nos conceitos de esquemas imagéticos, de mesclagem conceptual e de domínio e no modelo da gramática cognitiva.

MANHà| Prédio principal | 2º andar | Sala 252

MinistradoMinistrado exclusivamente em LIBRAS.

 

MINICURSO:  LÉXICO E TERMINOLOGIA DA LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA: ESTUDOS DOS SINAIS-TERMO DE ÁREA DE ESPECIALIDADE

O minicurso visa oferecer um estudo dos sinais-termo da área de especialidade, mostrar como se dá a elaboração de glossários e dicionários bilíngues, tendo por base a lexicografia e a terminologia na língua de sinais.

TARDE | Prédio principal | 2º andar | Sala 252

Ministrado exclusivamente em LIBRAS.

 

 

OFICINA:  TÉCNICAS DE TRADUÇÃO ORAL: ESPECIALIZANDO O TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS NA TRADUÇÃO DE LIBRAS PARA O PORTUGUÊS

A oficina tem como objetivo auxiliar o profissional tradutor/intérprete da LIBRAS no processo interpretativo e tradutório, por meio de técnicas de tradução oral, respeitando a gramática e a estrutura de uma língua espaço-visual.

TARDE | Prédio principal | 2º andar | Sala 237

Ministrado em LPB com interpretação em LIBRAS.

 

OFICINA:  A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS VISUAIS E CORPORAIS: ENSINO DE LIBRAS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA OUVINTES UNIVERSITÁRIOS

A oficina propõe um ensino de libras inovador, quebrando as estruturas tradicionais do ensino de libras e propondo trabalhar primeiramente a expressão corporal, os gestos naturais e as expressões faciais e corporais para que a aprendizagem dessa língua seja eficiente e eficaz.

TARDE | Prédio principal | 2º andar | Sala 255

Ministrado exclusivamente em LIBRAS.

 

 

OFICINA:  LIBRAS VER E ESCREVER: APRENDA LIBRAS ATRAVÉS DA ESCRITA DE SINAIS

A oficina visa à articulação entre aprendizado, prática e propagação de conhecimento da LIBRAS, englobando simultaneamente sinais, literatura e gramática com o uso do sistema signwriting.

MANHà| Prédio principal | 2º andar | Sala 238

Ministrado em LPB e LIBRAS com interpretação.

 

OFICINAO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS SOB A ÓTICA INTERATIVA: UMA REFLEXÃO DA PRÁTICA DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

A oficina propõe refletir sobre a prática docente de ensino de língua portuguesa para surdos na educação básica atual e oferecer sugestões e ideias para desenvolver esse ensino pautado na ótica da abordagem sociointeracionista.

MANHÃ | Prédio principal | 2º andar | Sala 255

Ministrado em LPB com interpretação em LIBRAS.

 

 

GRUPO DE TRABALHO:  O ENSINO DE PORTUGUÊS PARA ALUNOS SURDOS: DOS DESAFIOS ÀS POSSIBILIDADES PARA A APRENDIZAGEM DA MODALIDADE ESCRITA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BILINGUE

O GT tem como objetivo principal fomentar reflexões acerca de estratégias metodológicas para o ensino da LP como L2 para alunos surdos. Serão discutidos o papel do professor como mediador intercultural para o ensino-aprendizagem de LP, as propostas metodológicas e seus aspectos estruturais.

 

MINICURSO:  DESENVOLVER E INCENTIVAR PESQUISAS PARA CRIAR NOVOS SINAIS DE INFORMÁTICA

O minicurso é destinado a profissionais surdos e ouvintes que atuam na área de computação e interpretação em libras. Será uma oportunidade para se entender melhor os conteúdos abordados em cursos de computação, ciência da informação, cursos técnicos e de linguagem de programação.

TARDE | Prédio principal | 2º andar | Sala 232

Ministrado em LPB com interpretação em LIBRAS.

   

 


 

 

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   

 

 

 


 

 CHAMADAS para o COINES 2016

  

Resultado das

Submissões de Atividades

 

No início de junho abrimos formulários para o envio de propostas de atividades no COINES 2016. Acreditamos que a ocupação do INES por especialistas, estudiosos e profissionais do campo dos estudos que envolvem a Pessoa Surda nos levará para novos modos de olhar não só para o INES em relação a Sociedade Brasileira, mas da própria sociedade em relação as Pessoas e Comunidades Surdas como parte significativa do coletivo nacional.

 

Estamos muito felizes com o resultado... \o/
Confira AQUI o resultado dessa primeira chamada.

 

Chamada para

LANÇAMENTO DE LIVROS

 

 Faça AQUI a submissão de suas proposta de lançamento de livros no evento.

 Encerrado!


 

Listagem de 

EXPOSIÇÃO DE PÔSTERES

  

 Clique aqui e veja a listagem de exposição de posteres.

 

 

 


  

INSCRIÇÃO PARA SORTEIO DE VAGAS no COINES 2016

 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS




 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página