Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Colégio de Aplicação

Publicado: Quinta, 22 de Outubro de 2015, 16h32
Inscrição aberta para novos alunos CAP/INES ano letivo 2017
Período: 01 de Setembro a 30 de Setembro de 2016
Local: Secretaria Escolar
Horário: Das 08 às 17h de segunda-feira a sexta-feira

O Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos – CAP/INES, sob responsabilidade do Departamento de Educação Básica – DEBASI, oferece atendimento a crianças, adolescentes e adultos surdos, nos seguintes segmentos da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. O CAp/INES funciona em três turnos (manhã, tarde e noite), oferecendo aos alunos o ensino regular numa proposta bilíngue, sendo a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – considerada a primeira língua e a língua de instrução no currículo da instituição e a Língua Portuguesa como segunda língua, nas modalidades de leitura e escrita, objetivando levar o aluno a alcançar competência comunicativa.O Colégio possui, também, o Centro de Atendimento Alternativo Florescer - CAAF e o Núcleo de Estudos Avançados – Pré-vestibular. Conheça um pouco mais sobre cada um dos nossos atendimentos.

Saiba mais…

Educação Infantil

Desde o nascimento, o mundo oferece à criança uma infinidade de estímulos. É através da brincadeira que se encontra a maioria deles. Seu contato com o meio se faz através da família, da escola, dos amigos. Estas vivências no primeiro período da vida da criança ampliarão cada vez mais seus conhecimentos, formando impressões perceptivas dos objetos, relações causais, noções de tempo e espaço, tudo isso servirá de base aos esquemas conceituais que irão surgir nos períodos seguintes.A Educação Infantil, em seu caráter pedagógico, é a primeira fase da educação básica, estabelecendo, desta forma, fundamentos para os níveis seguintes de escolarização. Nesta fase escolar, a criança surda utiliza diferentes modalidades linguísticas, encontrando subsídios para acompanhar de forma mais efetiva o conteúdo curricular, através da comunicação oral, visual, de gestos naturais e da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. A escola proporciona ao surdo uma maior compreensão do mundo  e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade, em seus aspectos físicos,psicológicos, intelectual e social.A proposta pedagógica está baseada na concepção teórica Sócio interacionista, enfatizando a importância do lúdico e do brincar  no desenvolvimento infantil,  e a proposta educacional para esta fase está fundamentada nas etapas do desenvolvimento infantil e na relação da criança com o social, oferecendo-lhe vivências  onde a fantasia e a imaginação são condições ideais para o processo de aprendizagem. O envolvimento e a participação da família são fundamentais nesta etapa, estabelecendo-se uma parceria  permanente.

Saiba mais…

Ensino Fundamental

No Instituto Nacional de Educação de Surdos, o Ensino Fundamental compreende nove níveis escolares, 1º ao 9º ano, que são desenvolvidos em dois serviços: Serviço de Ensino Fundamental 1 (SEF1) e Serviço de Ensino Fundamental 2 (SEF2).

Saiba mais…

Ensino Médio

O Ensino Médio recebe os alunos após o término do Ensino Fundamental, dando continuidade ao conteúdo trabalhado nas disciplinas. Funciona em três turnos, visando atender às necessidades das famílias e dos alunos já inseridos no mercado de trabalho. A grade curricular do Ensino Médio compõe-se das disciplinas da Base Nacional Comum e tem a Língua Inglesa e Língua Espanhola na parte diversificada. Como nos demais segmentos, a proposta de trabalho está vinculada ao projeto político pedagógico do CAP.

Fim do conteúdo da página