Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Notícias e Avisos

INES e TV INES participam de evento de TV e mídias digitais

  • Publicado: Segunda, 20 de Março de 2017, 18h28

No dia 9 de março, o diretor geral do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), Marcelo Cavalcanti, participou do Rio Content Market, o maior encontro de produtores independentes e profissionais de TV e mídias digitais da América Latina. Entre palestras e debates sobre novas iniciativas e ideias para produções audiovisuais, um painel recebeu convidados do INES, da TV INES e do SBT e o superintendente de Jornalismo e Esporte da RedeTV!, Franz Vacek, para falar sobre os desafios da acessibilidade na televisão.

Os palestrantes apresentaram o Primeira Mão, o primeiro telejornal no Brasil pensado e elaborado especialmente para o público surdo. Lançado em outubro pela TV INES, o programa é feito semanalmente com as principais notícias do Brasil e do mundo e conta com a parceria da RedeTV! e do SBT, que oferecem o conteúdo jornalístico. "Jornalismo é uma prestação de serviço à comunidade", disse Vacek. Marcelo Cavalcanti reforçou a importância de produzir um conteúdo na língua de sinais: "O Primeira Mão permite ao surdo ter acesso diretamente à informação, em sua língua natural, para que ele possa tirar sua própria interpretação do que é mostrado".

Para Clarissa Guerreta, âncora do telejornal, além do benefício de haver este conteúdo trabalhado especificamente para quem não ouve, um programa estrelado por surdos pode servir como modelo para outras pessoas: "Quando o surdo vê que tem outro surdo apresentando um jornal, ele pensa 'eu posso estudar e ser igual a ele'", afirmou, em língua brasileira de sinais.

Confira como foi a participação de Marcelo Cavalcanti e Clarissa Guerreta no vídeo abaixo:

 

Confira também a reportagem realizada pela RedeTV!:

Fim do conteúdo da página