Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Notícias

INES publica edital para realização de seminários em municípios

  • Publicado: Segunda, 10 de Abril de 2017, 15h09

O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) abrirá inscrições, entre os dias 17 e 24 de abril, para municípios interessados em receber seminários sobre políticas e práticas na área da educação de surdos. Serão, ao todo, dois eventos, um em agosto e um em novembro de 2017, e o INES disponibilizará duas vagas - uma para cada seminário, além do cadastro de reserva. A seleção será feita por meio de sorteio eletrônico no dia 26 de abril, às 10h30. O link para inscrições estará disponível no site do INES entre as 10h do dia 17 e as 12h do dia 24 de abril.

Inscrições aqui

Clique aqui para baixar o edital

Anexo I - normas do seminário "Bases da educação de surdos"

Anexo II - normas do seminário "Diálogos e aprofundamento na educação de surdos"

Anexo III - programação

Anexo IV - levantamento de dados

Anexo V - dados complementares

Anexo VI - eixos de aprofundamento

Anexo VII - questionário temático "Bases da educação de surdos"

Anexo VIII - questionário temático "Diálogos e aprofundamento na educação de surdos"

Anexo IX - confirmação de ofício

Anexo X - cronograma

Gratuitos, os seminários terão duração de três dias cada, com palestras, debates, oficinas e roda de conversa. O objetivo é compartilhar conhecimentos e metodologias relacionados à educação de surdos, em articulação com as áreas de saúde e assistência social, bem como orientar e apoiar os sistemas de ensino brasileiros na construção de políticas públicas locais e no aprimoramento da prática profissional. O seminário "Bases da educação de surdos", a ser realizado em agosto, será voltado para públicos com pouca experiência no campo da surdez, enquanto o "Diálogos e aprofundamento na educação de surdos", em novembro, se dirige àqueles que já atuam de modo efetivo e contínuo.

Podem se candidatar secretarias de educação estaduais ou municipais de regiões com população acima de 150 mil habitantes. Caso o ente federado seja da esfera municipal, poderá efetuar consórcio intermunicipal, cuja soma populacional dos municípios atinja o número mínimo estipulado e que tenham surdos matriculados na rede regular de ensino. Entes da esfera estadual deverão distribuir vagas aos seus municípios, garantindo a participação dos municípios vizinhos ao que sediará o evento.

O primeiro classificado deverá enviar toda a documentação indicada no edital (links acima), por e-mail, até às 12h do dia 8 de maio, para análise. O candidato classificado no processo seletivo se responsabilizará por disponibilizar infraestrutura e equipe de intérpretes conforme determinado em edital. O INES fornecerá certificação a todos os participantes do seminário que obtiverem no mínimo 16h de frequência.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página