Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Ouvidoria

A ouvidoria do Instituto Nacional de Educação de Surdos foi criada para atender a alunos, responsáveis, funcionários e a comunidade em geral, a fim de facilitar o registro de sugestões, solicitações, denúncias, reclamações e elogios de quaisquer pessoas a respeito das atividades do instituto. Instalada pela Portaria/INES nº 195 de 18 de abril de 2017, a ouvidoria fica no pátio B do prédio principal do INES (primeiro andar) e tem como ouvidores os servidores Marcelo Machado Costa Lima e Adelaide Dias Valadão. O atendimento ao público pode ser presencial, por telefone, por e-mail ou pelo sistema de ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-Ouv). Confira abaixo como entrar em contato:

Site (e-Ouv): https://sistema.ouvidorias.gov.br
Telefone: (21) 2205-6410
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (clique aqui para baixar o formulário de manifestação)

Horários de atendimento presencial:
Segunda-feira: das 8h30 às 12h e das 14h30 às 20h
Terça-feira: das 8h30 às 12h e das 18h às 20h
Quarta-feira: 8h30 às 12h e das 14h30 às 16h
Quinta-feira: das 8h30 às 12h e das 14h30 às 18h
Sexta-feira: das 8h às 12h
Sábado: de 10h às 12h

O INES fica na Rua das Laranjeiras, 232, Laranjeiras - Rio de Janeiro-RJ.

Como usar a ouvidoria?

Confira a seguir dois artigos da instrução normativa nº 1 da ouvidoria-geral da Controladoria-Geral da União, que explicam como as ouvidorias públicas do Poder Executivo federal devem funcionar e que tipo de manifestações podem ser atendidas:
 
Art. 1º As ouvidorias públicas do Poder Executivo federal deverão observar as normas estabelecidas nesta Instrução.
Parágrafo único. Considera-se ouvidoria pública federal a instância de controle e participação social responsável pelo tratamento das reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios relativos às políticas e aos serviços públicos, prestados sob qualquer forma ou regime, com vistas ao aprimoramento da gestão pública.
 
Art. 4º Cada ouvidoria pública federal deverá, no âmbito de suas atribuições, receber, dar tratamento e responder, em linguagem cidadã, as seguintes manifestações:
I - sugestão: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela Administração Pública federal;
II - elogio: demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido;
III - solicitação: requerimento de adoção de providência por parte da Administração;
IV - reclamação: demonstração de insatisfação relativa a serviço público; e
V - denúncia: comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo.
Parágrafo único. Por linguagem cidadã entende-se aquela que, além de simples, clara, concisa e objetiva, considera o contexto sociocultural do interessado, de forma a facilitar a comunicação e o mútuo entendimento.

 

Outros caminhos

Você também pode tentar o e-SIC - Serviço de Informação ao Cidadão. Clique aqui para saber mais.

 

Fim do conteúdo da página