Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Educação de Surdos: uma perspectiva bilíngue em construção

Publicado: Quinta, 27 de Julho de 2017, 15h31

Projeto de curso e Ementário

Quadro de disciplinas

Docentes do curso

Cronograma de aulas 2017.2

Edital de seleção 2016

Sobre o curso

Como um desdobramento quase natural da atuação do INES no campo da Educação de surdos e de seu curso de ensino superior, estamos oferecendo aos profissionais de educação e demais interessados na educação de surdos o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação de Surdos: uma perspectiva bilíngue em construção.

Nossas experiências na graduação, em atividades extensivas, nossos contatos com profissionais da educação de dentro e de fora do INES, nossas experiências na realização de cursos de pós-graduação realizados em convênio com outras instituições, enfim, as demandas educacionais com as quais nos defrontamos em nossas atividades diárias nos mostram que há uma gama significativa de profissionais de educação, nos mais variados níveis de ensino, surdos e ouvintes, que lidam diretamente com educandos surdos e que não se conformam em ver tais alunos excluídos do processo de ensino/aprendizagem porque a estrutura física e pedagógica da escola, a gestão escolar e os profissionais de educação não estão sendo devidamente preparados para compreender e lidar com alunos com necessidades educativas especiais.

Muitos desses profissionais não têm mais tempo ou interesse de cursar nova graduação, têm conhecimentos, muitas vezes, vastos e suficientes em seu métier específico, desejam, apenas, a oportunidade de terem uma formação complementar para atuar com mais segurança na área de educação de surdos.

No intuito de atender tais profissionais é que oferecemos este curso de Pós-Graduação Lato Sensu. Buscamos qualificar profissionais de educação e de áreas afins para atuarem em qualquer função pedagógica que envolva a educação de surdos, seja em escolas inclusivas ou em escolas especiais para surdos.

Objetivos do curso

Preparar professores licenciados nas diferentes áreas do conhecimento e militando em diferentes níveis de ensino, profissionais de educação e áreas afins para trabalharem com alunos surdos numa perspectiva bilíngue de educação.

Propiciar condições de especialização do professor licenciado e demais profissionais afins para atuar na educação de alunos surdos.

Contribuir para a ampliação de conhecimento na área da surdez por meio da pesquisa e da troca entre diferentes experiências e práticas educacionais.

Público-alvo

Graduados em Pedagogia ou em qualquer área da Educação, Licenciaturas, Psicologia, Fonoaudiologia, Assistência Social, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Enfermagem, Comunicação, Biblioteconomia e outras áreas afins.

 Modalidade

O Curso é presencial e será realizado nas dependências físicas do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos, no bairro das Laranjeiras, no Rio de Janeiro.

 Duração

 O Curso tem duração de 400 horas, distribuídas em 18 meses.

Número de vagas

São oferecidas 40 vagas, sendo 50% das vagas garantidas para candidatos surdos e outras 50% para candidatos não surdos.

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página