Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Notícias e Avisos

Primeiro ano do REPOSITÓRIO DIGITAL HUET

  • Publicado: Terça, 06 de Novembro de 2018, 18h14

Repositório Digital Huet
repositorio.ines.gov.br 

Criado em 06 de novembro de 2017 pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos o Repositório Digital Huet vem se consolidando como sistema agregador da produção científica e cultural sobre e para educação de surdos no Brasil. Em um ano de existência o Repositório tem possibilitado o acesso a recursos digitais importantes para a a educação de surdos em diferentes formatos como vídeos,  texto e fotografias. Até o momento, 6 de novembro de 2018, o sistema conta com mais de 2.600.000 acessos de diversas regiões do Brasil e do exterior.

O Repositório já conta com 561 objetos, sendo que 371 são vídeos em Libras com legendas em Português do INES e de outras instituições como Museu Imperial, UFRJ, UFSC e Museu Nacional. Estes materiais podem ser recuperados por pesquisa com palavra-chave, ou com exibição por tipos de objeto, assunto, autoria, área de conhecimento, disciplina, autor, título entre outras formas possibilitadas pelos metadados. Outras conquistas do primeiro ano de existência são o registro no ROAR, um sistema internacional para indexação de repositórios, a participação como membro da Rede Sudeste de Repositórios e a aprovação da política do Repositório no Conselho Diretor do INES.

Além da equipe do NEO o Repositório possui um Comitê Consultivo com participação de oito profissionais de diversos setores do INES - educação, medicina e psicologia. Este comitê tem proposto e apoiado a coordenação com ações relacionadas à divulgação entre os profissionais do INES e de outras instituições, e, também, outras ações para aumentar o muso dos materiais na educação de surdos. Estas ações têm favorecido o depósito de objetos.

Alunos e professores, venham pesquisar no Repositório Huet e acesse uma variedade de materiais para educação de surdos!

 

Fim do conteúdo da página