Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Departamento de Desenvolvimento Humano, Científico e Tecnológico - DDHCT
Início do conteúdo da página

Departamento de Desenvolvimento Humano, Científico e Tecnológico – DDHCT

Publicado: Sexta, 23 de Outubro de 2015, 11h23
 
O Departamento de Desenvolvimento Humano, Científico e Tecnológico – DDHCT é um dos quatro Departamentos que compõem a estrutura funcional do INES. As atribuições regimentais do DDHCT abrangem o desenvolvimento humano em uma perspectiva ampla. Igualmente, promovemos a realização de estudos e pesquisas realizados em diferentes áreas, que resultam na publicação de artigos em periódicos e na apresentação de trabalhos em eventos científicos. No campo tecnológico, promovemos a ampliação e difusão de conhecimentos relativos à educação de surdos, buscando o aprimoramento de instrumentos de capacitação, com vistas à inovação e a elaboração de estratégias de ensino no campo da educação de surdos.
 
Contato
  • Tel: (21) 2285-7284
  • e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
Organograma do Departamento
 
 
 
 

COPET  - Coordenação de Projetos Educacionais e Tecnológicos 
 
Dentre as suas atribuições estratégicas, destacam-se: o fomento a realização de estudos e pesquisas que objetivem a sistematização e a produção de novos conhecimentos para o atendimento ao surdo; a expansão e melhora da qualidade das atividades de cooperação técnica com as organizações governamentais ou não governamentais que atendam a surdos; a promoção de atividades de intercâmbio cultural, científico e pedagógico, visando a oferecer suporte técnico necessário à implementação de projetos educacionais e tecnológicos na área da surdez. Além disso, procura expandir, quantitativa e qualitativamente, as ações para o desenvolvimento, a capacitação e a formação de recursos humanos.
 
Essa coordenação é formada pelas seguintes divisões:
 
DIESP - Divisão de Estudos e Pesquisas
DICTE - Divisão de Cooperação Técnica 
DFCRH - Divisão de Formação e Capacitação de Recursos Humanos
DIAU - Divisão de Audiologia
 
E pelos seguintes projetos:
Biblioteca, Acervo, Estúdio e Setor de Tradução (LIBRAS/Português).
 
 

 
DIESP - Divisão de Estudos e Pesquisas
À essa divisão compete:
 
I - coordenar e supervisionar estudos e pesquisas realizados no âmbito da instituição;
II - realizar estudos e pesquisas relacionados com a surdez, nas áreas educacional, psicológica, social, fonoaudiológica, linguística e médica;
III - promover e realizar estudos e pesquisas para o aperfeiçoamento e a inovação de métodos, de técnicas e de procedimentos pedagógicos, na área da surdez;
IV - promover, em intercâmbio com universidades, institutos de pesquisas e órgãos afins, a atualização de informações e conhecimentos específicos;
V - desenvolver ações voltadas à aplicação de inovações metodológicas e técnicas, resultantes de estudos e pesquisas, nos sistemas de ensino;
VI - promover, publicar e divulgar sistematicamente, após

A DIESP tem como projetos de ação:
 
01) Cadastro e acompanhamento de pesquisa
A política de Pesquisa do INES contempla profissionais da Instituição e de fora dela bem como alunos do instituto e de outras instituições de ensino na perspectiva de ampliação e difusão do conhecimento relacionado à área da surdez. Se você deseja desenvolver sua pesquisa no INES, seu primeiro contato deverá ser realizado com a Divisão de Estudos e Pesquisas - DIESP – Na DIESP, ocorrerá o cadastramento de sua pesquisa. Para efetivação desta etapa você deverá solicitar fichas e orientações de cadastro no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. . 

Ou, para adiantar, clique nos links a seguir para obter os documentos: documentos para cadastro de pesquisa, Formulário para cadastramento, Política de pesquisa (Normas e Procedimentos para realização e seu fluxograma) e Termo de compromisso e Resolução CNS 510/16.

 
02) Material técnico-pedagógico
No Material Técnico-Pedagógico produzido pelo INES estão incluídos aqueles diretamente relacionados ao ensino de alunos surdos bem como materiais e publicações relacionadas à surdez. Este material destina-se às Instituições que atuam nas diferentes áreas de conhecimento garantindo difusão e ampliação aos direitos sociais, econômicos e culturais das pessoas e comunidades surdas. Para solicitar o recebimento destes materiais a Instituição deverá enviar ofício com a justificativa de seu pedido para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
 
03) Publicações
As publicações organizadas pelo DDHCT estão disponíveis para serem gratuitamente baixadas em:
Portal de Periódicos eletrônicos do INES: http://www.ines.gov.br/seer/
 
04) Eventos formativos
Os Eventos Científicos promovidos pelo INES têm como objetivo a permanente atualização dos conhecimentos e avanços tecnológicos na área da surdez. Buscando contribuir, através de um enfoque interdisciplinar e transdisciplinar, promove a criação de espaços estimuladores de debate e reflexões. Dentro desta proposta, já é tradição a realização dos seguintes eventos:
  • Congresso Internacional e Seminário Nacional (COINES) - saiba mais aqui
  • Fórum Bilíngue do INES - saiba mais aqui

 


  

DICTE - Divisão de Cooperação Técnica
À essa divisão compete:
Prestamos assessoramento técnico, facilitando e articulando atividade de formação, visando apoiar a implantação ou desenvolvimento das políticas públicas na área da surdez, envolvendo professores da educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação profissional e ensino superior) que demandam informações sobre políticas educacionais e temas específicos relacionados à inclusão escolar de alunos surdos e às escolas bilíngues, bem como demais profissionais que atuam nesse campo.
 
Mais Informações AQUI 
 
 

  
DFCRH - Divisão de Formação e Capacitação de Recursos Humanos 
 
A essa divisão compete:
Planejar, supervisionar e ministrar cursos de formação e atualização, para docentes, técnicos, técnicos-administrativos do INES e comunidade; propor a realização, em articulação com instituições de ensino superior, de cursos de extensão, de graduação e de pós-graduação, na área da surdez; elaborar e supervisionar os programas de estágios realizados no INES.
Atividades:

 
DIAU - Divisão de Audiologia
Criada em 1985 e tem como atribuição regimental avaliar a audição dos indivíduos, fornecendo subsídios técnico-científicos relativos à prevenção e ao diagnóstico precoce da surdez.
A DIAU realiza avaliação audiológica de todos os alunos do instituto e também atende à comunidade, do recém-nascido ao idoso de todo o Brasil.
 
A avaliação audiológica se dá através dos seguintes testes:
Audiometria infantil; Audiometria tonal e vocal; Imitanciometria; Emissões Otoacústicas evocadas (“teste da orelhinha”); Audiometria de potenciais evocados de tronco cerebral; Indicação e Adaptação de prótese auditiva.
 
Também é feita a orientação aos responsáveis sobre a surdez e o encaminhamento pedagógico e fonoaudiológico quando necessário. Para marcação de consulta o interessado deverá ligar para (21) 2285-6263, ou (21) 2285-7597 ramal 126, e fazer o agendamento.
 
 

 

INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos 
Rua das Laranjeiras, 232 Rio de Janeiro – RJ 
CEP: 22240-003 
Tel: (21) 2205-0224 ou (21) 2285-7949
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Fim do conteúdo da página