Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Docentes do curso

Publicado: Segunda, 03 de Dezembro de 2018, 19h25

 

DOCENTE

FORMAÇÃO E TEMAS DE INTERESSE

CURRÍCULO LATTES
 

LINHA DE PESQUISA 1: Educação de surdos e suas interfaces

 

Ana Regina e Souza Campello

Doutorado em Educação

Temas de interesse: Educação de Surdos; Estudos Surdos; Visualidade na Educação de Surdos; Pedagogia Surda; Didática Surda; Tradução e Interpretação dos Intérpretes Surdos; Estudos Linguísticos de Libras

 Lattes

Cláudia Pimentel

Doutorado em Educação.

Temas de interesse: Educação Infantil; Literatura Infantil, brinquedos, objetos pedagógicos para educação infantil; Organização de espaços e ambientes na escola educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental; Espaços não formais de ensino (museus, bibliotecas, centros culturais); Formação do Professor para a educação infantil; Língua de sinais e leitura na educação infantil.

 Lattes

Cristiane Correia Taveira

Doutorado em Educação

Temas de interesse: Ambiente bilíngue voltado à surdez; Objetos educacionais, materiais didáticos; Objetos bidimensionais e tridimensionais, imagem mediada, tradução intersemiótica; Didáticas específicas desenvolvidas em contextos de Educação Bilíngue de surdos; Pedagogia surda, Artefatos literários surdos; Letramento visual, Alfabetismo visual, Visual literacy; Leitura compartilhada, Shared Reading Program; Criação e produção de vídeo, Monografia em Libras, Animação.

 Lattes

Luiz Alexandre da Silva Rosado

Doutorado em Educação

Temas de interesse: Usos de tecnologias digitais na educação (blogs, wikis, foruns, chats, redes sociais, realidade aumentada, mobilidade etc). Produção de artefatos digitais para a educação (composição e fotografia, roteirização e vídeo, infografia, design gráfico, webdesign). Juventude e mídia digital (consumo de mídias, consumo cultural, mídias na escola). Cultura digital e educação (redes sociais, publicação autoral, criações coletivas). Autoria digital emergente (comunidades virtuais, repositórios digitais, autoria coletiva). Escrita, leitura e suportes digitais (registros digitais, crescendo oral-impresso-digital, textos multimídia). Transições e transformações tecnológicas (história da tecnologia, cultura hacker, cibercultura).

 Lattes

Sara Moitinho da Silva

Doutorado em Educação

Temas de interesse: Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos e as tensões entre Diferença e Igualdade; Igualdade, Diferença, Direitos Humanos e Multiculturalismo; Educação Multi/Intercultural no cotidiano escolar Saberes de crianças negras e surdas no cotidiano escolar da escola pública e no ensino superior; Alunos negros e surdos no ensino superior. Narrativas, saberes/fazeres e práticas de professores surdos e ouvintes no cotidiano escolar e no ensino superior em diálogo com as tensões entre Igualdade e Diferença e Direitos Humanos; Etnografia com crianças surdas e crianças negras no ambiente escolar.

 Lattes
 

LINHA DE PESQUISA 2: Língua e Linguagens

 

Danielle Cristina Mendes Pereira Ramos 

Doutorado em Literatura Comparada 

Temas de interesse: Formação do leitor. Letramentos e multimodalidade. Literatura surda na Contemporaneidade. Culturas e identidades em ambientes multiculturais, interculturais e transculturais. Ensino de literatura para surdos.

Lattes

Fernanda Beatriz Caricari de Moraes

Doutorado em Linguística Aplicada

Temas de interesse: Ensino de Língua Portuguesa como L1. Ensino de Língua Portuguesa como L2. Elaboração de material didático para o ensino de Língua Portuguesa como L2. Estratégias de ensino de LP como L1 e L2. Questões ligadas à representação e identidade.

 Lattes

Lívia Letícia Belmiro Buscácio

 Doutorado em Estudos da Linguagem

Temas de interesse: Análise de discurso, História das Ideias Linguísticas, Estudos Literários e Ensino de língua e literatura.

Lattes

Tanya Amara Felipe de Souza

Doutorado em Linguística Estudos linguísticos

Temas de interesse: Descrição gramatical da Libras; Lexicografia e lexicologia – Dicionário de Uso da Libras; Políticas para educação bilíngue para minorias e para surdos; Metodologia para ensino de Libras como Língua primeira – L1 e Língua segunda – L2.

 Lattes

Valéria Campos Muniz

Doutorado em Língua Portuguesa

Temas de interesse: Língua portuguesa como L2. Formação do leitor. Produção de material didático para ensino de língua portuguesa como L2. Estratégias de ensino de língua portuguesa. Alfabetização e letramento.

 Lattes
 

LINHA DE PESQUISA 3: Surdos: Memória, Marcadores Linguísticos, Culturais e Territoriais

 

José Renato de Carvalho Baptista

Doutorado em Antropologia

Temas de interesse: Teorias da Cultura. Estudos Culturais e Minorias. Antropologia da Educação. Antropologia das Populações Afro-brasileiras. Historia e Cultura Afro-brasileira e Indígena. Culturas Afro-Caribenhas. Relações Raciais e Educação. Relações Interétnicas Corpo, sociedade e cultura. Corporeidade e Cultura. Gênero e sociedade. Antropologia da Religião. Antropologia das Religiões Afro-brasileiras e Afro-Americanas.

 Lattes

Luiz Cláudio da Costa Carvalho

Doutorado em Letras

Temas de interesse: Estudos Culturais. Literatura em Libras ou sobre a surdez. Produções Culturais em Libras ou sobre a surdez (Teatro, Crônicas, narrativas, letras de música, expressões culturais religiosas...). Imaginário social sobre a surdez. Literatura Infantil e Juvenil. Gêneros Literários em Português e Libras. Leitura e escrita. Literatura, artes e identidades. Narrativas em torno do conceito de Literatura Surda.A literatura em sala de aula.

 Lattes

Maria Izabel dos Santos Garcia

Doutorado em Antropologia 

Temas de interesse: Políticas públicas e acessibilidade. Educação bilíngue para surdos. Comunidade, cultura, circuito de surdos.Novas formas de subjetivações. Corpo e estigma.

Lattes

Solange Rocha

Doutorado em Educação

Temas de interesse: História da Educação. História da Educação de Surdos. História das Instituições Educacionais. Fontes documentais e métodos de investigação. Pensamento educacional brasileiro. Arquivos históricos. Educação em rede.

 Lattes
Fim do conteúdo da página