Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Eventos anuais > III Jornada de Iniciação Científica (JIC)
Início do conteúdo da página

VIII Semana Pedagógica do INES (SEMAP)

Quando será?
23 e 24 de novembro de 2017

A Semana Pedagógica do Curso de Pedagogia - Licenciatura do INES tem a intenção de oportunizar o diálogo com pesquisadores da área da surdez, não só no que diz respeito à educação de surdos como também aos desafios postos à educação para todos. Além disso, preocupa-nos a formação do pedagogo voltado para o contexto bilíngue (Libras/Lingua Portuguesa escrita) e as atuais demandas da educação contemporânea.

Considerando, de acordo com Souza (2012, p.222) que: “o curso de pedagogia se constitui em um espaço no qual se estuda, intencional e criticamente a educação e suas manifestações na sociedade, a partir de uma sólida formação no campo teórico, epistemológico e metodológico da educação e do ensino”, acreditamos que se faz necessário estimular a formação inicial do pedagogo de maneira participativa e reflexiva. 

A partir desta perspectiva, considera-se a possibilidade de transformação, compreensão, comprometimento com ações significativas para lidar com a diversidade e a formação de pedagogos atuantes na Educação de Surdos. Sendo assim, a Semana Pedagógica constitui-se em uma atividade planejada para promover, principalmente, a formação e participação dos alunos do curso bilíngue de Pedagogia do INES, assim como oferecer oportunidade ao público externo de aproximação com as questões atuais e pertinentes à educação de surdos.

Datas do evento

No dia 23 de novembro, o auditório central deverá ser utilizado nos turnos da manhã, tarde e noite com atividades diferenciadas. Está prevista a oferta de 200 vagas.

No dia 24 de novembro, serão utilizadas as salas de aula do DESU para realização de oficinas e minicursos nos turnos da manhã, tarde e noite. Está prevista a oferta de 200 vagas distribuídas nas diversas atividades oferecidas.

Programação

23 de novembro

Manhã

8h
Credenciamento e café
9h as 10:30h
Conferência de Abertura
10:30 h – 12h
Palestra – A construção de uma escola bilíngue
Francisca Carla Alves dos Santos - Instituto Cearense de Educação de Surdos.

Tarde

14h às 17h
Mesa Redonda: A família e a educação de surdos
1º momento
14h às 15:30h
Mães de filhos surdos: trajetórias e reflexos para educação de surdos.  Esmeralda Stelling (Niterói/RJ) e Nídia Limeira de Sá (Rio de Janeiro).
2º momento
15:30h às 17h
Surdos que são pais: Estratégias, desafios e possibilidades da educação na vida familiar. Patrícia Luiza Ferreira Rezende, Priscilla (Rio de Janeiro) e Jeanie (Niterói/RJ)

Noite

17: 30h ás 18h
Café
18h às 19:30h
Palestra:  Saberes docentes e aprendizagem na educação contemporânea de alunos surdos - Maura Corcini Lopes (Unisinos)
19:30 às 21h
Palestra: 18h às 19:30h – Palestra:  A consolidação do campo de pesquisa da linguística da língua de sinais e da educação bilíngue para surdos – Regina de Souza (UNICAMP)

24 de novembro
Minicursos e oficinas

Manhã 
5 oficinas a serem realizadas nas dependências do DESU
Tarde 
5 oficinas a serem realizadas nas dependências do DESU
Noite 
5 oficinas a serem realizadas nas dependências do DESU

 

Fim do conteúdo da página