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IV Jornada de Iniciação Científica (JIC)

Quando será?

8 de agosto de 2018

Inscrições

Para participação no evento: até o dia 03/06

Para apresentação de trabalho: ENCERRADA

O objetivo desta Jornada é promover a integração e socialização das atividades de Iniciação Científica (IC) desenvolvidas por alunos bolsistas (PIC-INES) e demais alunos participantes de pesquisas na graduação ou pós-graduação, deste Instituto e de outras Instituições de ensino.

A IV JIC será realizada no dia 8 de agosto de 2018, nos períodos manhã, tarde e noite. Haverá participação de professores como membros da banca de avaliação dos trabalhos apresentados.

Público-alvo e inscrição 

Todos os alunos do DESU (graduação, pós e bolsistas do grupo de pesquisa) estão automaticamente inscritos para assistirem as apresentações de trabalho e demais atividades da IV JIC.

Aos participantes externos, segue o formulário de inscrição: https://goo.gl/forms/40pnmzubt2KEAtDD3 até o dia 03 de junho de 2018. Quem não conseguir, pode se inscrever no ato.

Para fazer inscrição para apresentar o trabalho no IV JIC:  ENCERRADA.

Lembre-se que é limitado em até 3 inscritos e 2 professores orientadores para cada apresentação de trabalho.

Não serão aceitos os resumos e das apresentações de trabalho com o mesmo tema em outro lugar que irão apresentar ou foram apresentados.

Formas de apresentação de trabalhos

Os trabalhos poderão ser apresentados nos seguintes formatos:

● Comunicação oral/sinalizada;
● Pôster impresso;
● Pôster eletrônico.

Comunicação oral / sinalizada
A Comunicação oral/sinalizada deverá contar com apresentação em PowerPoint com as informações sobre a pesquisa concluída (monografia ou artigo científico):
a. título;
b. identificação dos autores;
c. introdução;
d. metodologia;
e. resultados;
f. considerações;
g. referências bibliográficas.

Os trabalhos deverão ser apresentados em até 20 minutos e contarão com 5 minutos para comentários e perguntas. Essas apresentações ocorrerão no período da manhã, das 9h50 às 12h30 e no período da
noite, das 18h00 às 21h00, nas dependências do Departamento de Ensino Superior.

Pôster impresso (sinalizado)
Os trabalhos impressos serão apresentados em uma sessão de mostra de pôster, a ser realizada no período da tarde, das 14h00 às 17h00 e de noite, se houver disponibilidade de interessados(as).
O pôster deverá ser impresso com tamanho de 1m de altura por 80 cm de largura, contendo:
a. título centralizado com letras maiúsculas e em negrito;
b. identificação dos autores alinhada à direita;
c. logo do curso no canto superior esquerdo;
d. introdução;
e. metodologia;
f. resultados (preliminares ou esperados);
g. considerações até o momento e
h. referências bibliográficas.
Sugere-se usar letras de tamanho adequado para leitura (visibilidade) a um metro de distância.

* Devido às condições logísticas, a mostra de pôsteres impressos será limitada aos 30 primeiros inscritos, com resumos aprovados.
* Os pôsteres serão padronizados, cujo modelo será divulgado no email.

Pôster eletrônico (sinalizado)
Os pôsteres eletrônicos poderão ser desenvolvidos em arquivos de PowerPoint (e similares) ou PDF, contendo informações sobre a pesquisa em andamento:
a. título centralizado com letras maiúsculas e em negrito;
b. identificação dos autores alinhada à direita;
c. logo do curso no canto superior esquerdo;
d. introdução;
e.metodologia;
f. resultados (preliminares ou esperados);
g. considerações até o momento e
h. referências bibliográficas.
Sugere-se usar letras de tamanho adequado para leitura (visibilidade) a um metro de distância.
Os trabalhos serão projetados e cada aluno terá no máximo 5 minutos para apresentá-lo em Libras. Portanto, essa apresentação deverá ocorrer de forma objetiva, destacando os principais pontos da pesquisa. Solicita-se que, ao final, seja exposto o e-mail do aluno, permitindo um posterior contato dos espectadores interessados.

A apresentação dos pôsteres eletrônicos será das 14h00 às 17h00. E à noite, se houver disponibilidade dos interessados. Não há acessibilidade.

*As salas onde serão realizadas as apresentações estarão equipadas com computadores e projetores.

Submissão de trabalhos

A inscrição dos trabalhos deve ser feita pelos próprios alunos, no período a ser divulgado.

O Resumo do trabalho a ser apresentado (Comunicação oral/sinalizada, pôster impresso ou pôster eletrônico) deverá ser feito em Língua Portuguesa (entre 200 a 300 palavras) OU em Libras (vídeo com no máximo 5 minutos), acompanhados de ter até três palavras-chave para que possa ser submetido à avaliação. Enviar para o email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (o recebimento do resumo estará condicionado com a inscrição para apresentação do trabalho)

O resumo deverá descrever de forma clara e objetiva:
a. Introdução: visão geral sobre o assunto, com definição de objetivos do trabalho e justificativa;
b. Método: como o trabalho foi realizado (procedimentos / estratégias / sujeitos / instrumentos / equipamentos etc.);
c. Resultados: resultados preliminares ou esperados;
d. Conclusões ou Considerações (se houver);

e. Referências Bibliográficas.

Se apresentar em outro lugar ou eventos com o mesmo tema não pode ser reapresentado no JIC.

Avaliação dos resumos

A avaliação dos resumos inscritos será realizada pela comissão interna, composta por docentes do Departamento de Ensino Superior do INES, e os aceites serão encaminhados pela Comissão Organizadora aos participantes logo após a data limite para o envio.

 

 

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