Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Eventos anuais > VIII Semana Pedagógica do INES (SEMAP)
Início do conteúdo da página

IV Jornada de Iniciação Científica (JIC)

Quando será?

05 de junho de 2018

 

O objetivo desta Jornada é promover a integração e socialização das atividades de Iniciação Científica (IC) desenvolvidas por alunos bolsistas (PIC-INES) e demais alunos participantes de pesquisas na graduação ou pós-graduação, deste Instituto e de outras Instituições de ensino.

Data da próxima JIC

A próxima edição da Jornada será realizada no dia 05 de junho de 2018, nos períodos manhã, tarde e noite. Haverá participação de professores como membros da banca de avaliação dos trabalhos apresentados.

Público-alvo e inscrição 

Todos os alunos do DESU (graduação, pós e bolsistas do grupo de pesquisa) estão automaticamente inscritos para assistirem as apresentações de trabalho e demais atividades da III JIC.

Os links para fazer inscrição para apresentação de trabalho e de inscrição para participar serão divulgados em breve! Será limitado até 3 inscritos e 2 professores orientadores para cada apresentação de trabalho.

Não serão aceitos os resumos e das apresentações de trabalho com o mesmo tema em outro lugar que irão apresentar ou foram apresentados  a não ser da continuidade do tema de acordo com o grupo de pesquisa do DESU.

Formas de apresentação de trabalhos

Os trabalhos poderão ser apresentados nos seguintes formatos:

● Comunicação oral/sinalizada;
● Pôster impresso;
● Pôster eletrônico.

Comunicação oral / sinalizada
A Comunicação oral/sinalizada deverá contar com apresentação em PowerPoint com as informações sobre a pesquisa concluída (monografia ou artigo científico):
a. título;
b. identificação dos autores;
c. introdução;
d. metodologia;
e. resultados;
f. considerações;
g. referências bibliográficas.

Os trabalhos deverão ser apresentados em até 20 minutos e contarão com 5 minutos para comentários e perguntas. Essas apresentações ocorrerão no período da manhã, das 9h50 às 12h30 e no período da
noite, das 18h00 às 21h00, nas dependências do Departamento de Ensino Superior.

Pôster impresso (oral ou sinalizado)
Os trabalhos impressos serão apresentados em uma sessão de mostra de pôster, a ser realizada no período da tarde, das 14h00 às 17h00.
O pôster deverá ser impresso com tamanho de 1m de altura por 80 cm de largura, contendo:
a. título centralizado com letras maiúsculas e em negrito;
b. identificação dos autores alinhada à direita;
c. logo do curso no canto superior esquerdo;
d. introdução;
e. metodologia;
f. resultados (preliminares ou esperados);
g. considerações até o momento e
h. referências bibliográficas.
Sugere-se usar letras de tamanho adequado para leitura (visibilidade) a um metro de distância.

* Devido às condições logísticas, a mostra de pôsteres impressos será limitada aos 30 primeiros inscritos, com resumos aprovados.
* Os pôsteres serão padronizados, cujo modelo será divulgado no email.

Pôster eletrônico (sinalizado)
Os pôsteres eletrônicos poderão ser desenvolvidos em arquivos de PowerPoint (e similares) ou PDF, contendo informações sobre a pesquisa em andamento:
a. título centralizado com letras maiúsculas e em negrito;
b. identificação dos autores alinhada à direita;
c. logo do curso no canto superior esquerdo;
d. introdução;
e.metodologia;
f. resultados (preliminares ou esperados);
g. considerações até o momento e
h. referências bibliográficas.
Sugere-se usar letras de tamanho adequado para leitura (visibilidade) a um metro de distância.
Os trabalhos serão projetados e cada aluno terá no máximo 5 minutos para apresentá-lo em Libras. Portanto, essa apresentação deverá ocorrer de forma objetiva, destacando os principais pontos da pesquisa. Solicita-se que, ao final, seja exposto o e-mail do aluno, permitindo um posterior contato dos espectadores interessados.

A apresentação dos pôsteres eletrônicos será das 14h00 às 17h00. Não há acessibilidade.

*As salas onde serão realizadas as apresentações estarão equipadas com computadores e projetores.

Submissão de trabalhos

A inscrição dos trabalhos deve ser feita pelos próprios alunos, no período a ser divulgado.

O Resumo do trabalho a ser apresentado (Comunicação oral/sinalizada, pôster ou pôster eletrônico) deverá ser feito em Língua Portuguesa (entre 200 a 300 palavras) OU em Libras (vídeo com no máximo 5 minutos), acompanhados de ter até três palavras-chave para que possa ser submetido à avaliação. 

O resumo deverá descrever de forma clara e objetiva:
a. Introdução: visão geral sobre o assunto, com definição de objetivos do trabalho e justificativa;
b. Método: como o trabalho foi realizado (procedimentos / estratégias / sujeitos / instrumentos / equipamentos etc.);
c. Resultados: resultados preliminares ou esperados;
d. Conclusões ou Considerações (se houver).

Avaliação dos resumos

A avaliação dos resumos inscritos será realizada pela comissão interna, composta por docentes do Departamento de Ensino Superior do INES, e os aceites serão encaminhados pela Comissão Organizadora aos participantes logo após a data limite para o envio.

 

 

Fim do conteúdo da página