Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Ensino Fundamental

Publicado: Quinta, 22 de Outubro de 2015, 18h12

Serviço de Ensino Fundamental  – 1º Segmento

Diurno

O Serviço de Ensino Fundamental 1º Segmento atende a alunos surdos do 1º ao 5º ano nas atividades do Núcleo Comum distribuídas em dois turnos (manhã e tarde) com aulas de 2ª a 6ª feira. Constam de nossa grade curricular as disciplinas de Português, Ciências, Matemática, Estudos Sociais, Educação Física, Artes e LIBRAS além de atendimento fonoaudiológico individual para as turmas de 1º, 2º e 3º ano.

No Serviço de Ensino Fundamental 1º Segmento se desenvolvem, atualmente, três importantes projetos, pensados e organizados por professores regentes deste segmento: Oficina de Matemática, Oficina de Leitura e o Espaço de Ciências.

 

Oficina de Matemática

O objetivo principal da Oficina de Matemática é instrumentalizar melhor o professor de sala de aula.

Através do atendimento aos alunos, agrupados por turma, priorizamos atividades que estimulem a atenção, a memória, o raciocínio lógico, a cooperação e a iniciativa.

A LIBRAS é utilizada como Língua de instrução, neste espaço pedagógico, que conta com a atuação permanente de uma Assistente Educacional em LIBRAS.

 

Oficina de Leitura

A Oficina de Leitura define-se como um espaço de formação de alunos leitores de variados gêneros escritos e imagéticos. Este espaço criado em março de 2010, também se propõe a pesquisar os modos pelos quais esses aprendizes se apropriam da leitura em português, a fim de apresentar contribuições para esse importante campo de investigação científica na área da educação de surdos.

Este é um espaço pedagógico que se propõe a realizar contação de histórias pelos Assistentes Educacionais em Libras, e pelos próprios alunos que desta forma vão utilizando suas narrativas para construírem suas identidades enquanto surdos. Também esse espaço tem a intenção de viabilizar a construção de estratégias de leitura e escrita instrumentais, já que o ensino da Língua Portuguesa se dá numa perspectiva de ensino de segunda língua. Mas, principalmente, a Oficina de Leitura foi um espaço criado para desenvolver nos alunos o gosto e o prazer pela leitura, onde as duas línguas, Libras e Língua Portuguesa, são exercidas igualmente.

 

 Espaço de Ciências – Esp Cie 1

O Esp Cie 1 é um espaço de Ciências que visa incentivar o pensamento científico nas primeiras séries do Ensino Fundamental, mediante o “fazer Ciências” de forma curiosa, lúdica e experimental. Este espaço criado no início de 2010 se propõe, ainda, a oportunizar aos professores que acompanham seus alunos nas atividades propostas, um campo para o desenvolvimento e a reformulação da prática nas atividades pedagógicas.

Neste espaço que pretende ser a réplica de um laboratório, são atendidas de forma assistemática turmas do 1º ao 4º ano e, sistematicamente as turmas do 5º ano, mediante protocolos, com atividades sob a organização, supervisão e acompanhamento de professores com certificação do ProLibras.

O e-mail do Espaço de Ciências do Serviço de Educação Fundamental 1º Segmento é: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Serviço de Ensino Fundamental 2º Segmento

O Serviço de Ensino Fundamental 2º segmento atende alunos a partir de 11 anos, do 6º ao 9º ano, pela manhã e à tarde. No turno Noturno são atendidos jovens e adultos a partir de 16 anos, que buscam atendimento neste horário por estarem inseridos no mercado de trabalho ou frequentando cursos, complementares à escolaridade.

A grade curricular do Ensino Fundamental 2º segmento compõe-se das disciplinas da Base Nacional Comum e de uma parte diversificada, com as disciplinas LIBRAS e Inglês.

Como nos demais segmentos, a proposta de trabalho está vinculada ao projeto político pedagógico do CAp, com uma proposta de ensino bilíngue.

 

Serviço de Ensino Fundamental

 Noturno – SEF N

O Serviço de Ensino Fundamental 1º Segmento atende, no turno Noturno, os alunos surdos a partir de 16 anos, com as disciplinas da Base Nacional Comum e a disciplina LIBRAS. Neste segmento são adotadas estratégias adequadas para atender adultos jovens, de acordo com os interesses de sua faixa etária.

Os jovens e adultos matriculados nos primeiros anos escolares do Ensino Fundamental Noturno (1º ao 5º ano) apresentam características muito específicas. Em geral, esse aluno é aquele que nunca freqüentou a escola, ou por algum tipo de dificuldade, suspendeu o percurso escolar na infância e retorna ao estudo, pouco ou muito tempo depois, para concluir a tarefa interrompida. Dessa forma, é adequado que se pense uma proposta curricular diferenciada, que atenda às demandas específicas dessa população, sem, entretanto, deixar de cumprir a base curricular estabelecida para o Ensino Fundamental. Assim, como no Ensino Fundamental oferecido nos turnos diurnos, o currículo do primeiro segmento do Ensino Fundamental Noturno compõe-se de cinco disciplinas regulares na Base Nacional Comum (Português, Matemática, Estudos Sociais, Ciências e Artes) e uma na parte diversificada (LIBRAS). A prática pedagógica, por sua vez, é organizada de forma diferenciada de modo a fazer frente às demandas específicas desse grupo de alunos.

O programa de ensino é distribuído em cinco níveis de aprendizagem, 1º ao 5º ano. O principal objetivo estabelecido para o processo de ensino e aprendizagem da língua é o desenvolvimento da competência discursiva em LIBRAS de modo a favorecer o acesso e a participação do indivíduo no mundo, contribuindo para o exercício pleno da cidadania.

O currículo do 2º segmento do Ensino Fundamental Noturno (6º ao 9º ano) corresponde ao praticado no Ensino Fundamental diurno nesta Instituição. A grade curricular compõe-se de disciplinas regulares em número de nove, sendo sete na Base Nacional Comum (Língua Portuguesa / Literatura Brasileira, Artes, Educação Física, História, Geografia, Física, Química, Matemática, Biologia) e uma na Parte Diversificada (LIBRAS).

Fim do conteúdo da página