Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Informativos
Início do conteúdo da página

Docentes do Curso

Publicado: Sexta, 09 de Março de 2018, 15h58

DOCENTE

FORMAÇÃO E TEMAS DE INTERESSE

CURRÍCULO LATTES

Aline Cristine Xavier da Silva Castro

Doutorado em Letras

Temas de interesse: Literatura infantil; Letramento literário; Gêneros textuais em LP e libras; Aquisição de língua portuguesa como L2; Leitura e escrita; Material didático e metodologia visual e escrita de língua portuguesa e de literatura para ouvintes e surdos.

Lattes

Aline Fernanda Alves Dias

Doutorado em Estudos da Linguagem

Temas de interesse: Teoria da Gramática; Psicolingüística.

Lattes

Fernanda Beatriz Caricari de Moraes

Doutorado em Linguística Aplicada

Temas de interesse: Ensino de Língua Portuguesa como L1. Ensino de Língua Portuguesa como L2. Elaboração de material didático para o ensino de Língua Portuguesa como L2. Estratégias de ensino de LP como L1 e L2. Questões ligadas à representação e identidade.

Lattes

Lívia Letícia Belmiro Buscácio

 Doutorado em Estudos da Linguagem

Temas de interesse: Análise de discurso, História das Ideias Linguísticas, Estudos Literários e Ensino de língua e literatura.

Lattes

Luiz Cláudio da Costa Carvalho

Doutorado em Letras

Temas de interesse: Estudos Culturais. Literatura em Libras ou sobre a surdez. Produções Culturais em Libras ou sobre a surdez (Teatro, Crônicas, narrativas, letras de música, expressões culturais religiosas...). Imaginário social sobre a surdez. Literatura Infantil e Juvenil. Gêneros Literários em Português e Libras. Leitura e escrita. Literatura, artes e identidades. Narrativas em torno do conceito de Literatura Surda.A literatura em sala de aula.

Lattes

Maria Inês Castro de Azevedo

Doutorado em Letras

Temas de interesse: Práticas de leitura na formação acadêmica. Gêneros textuais acadêmicos: produção escrita. Prática de ensino de Língua Portuguesa como segunda língua. Prática de ensino de Língua Portuguesa como primeira língua. Língua portuguesa e cultura brasileira. Literatura e formação de leitores. Literatura e sociedade.

Lattes

Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz

Doutorado em Linguística Aplicada

Temas de interesse: Ensino de Língua Portuguesa como L1 (compreensão e produção textual); Ensino de Língua Portuguesa como L2 (compreensão e produção textual); Articulação entre a LIBRAS e a Língua Portuguesa no ensino de línguas; Questões identitárias e de subjetividade por meio de Análise do Discurso; Estratégias de ensino de Língua Portuguesa como L1 e L2; Metodologia científica; Escrita acadêmica; Formação de Professores para o ensino de Língua Portuguesa escrita para surdos; Elaboração de materiais didáticos e Objetos de Aprendizagem para surdos.

Lattes

Tiago da Silva Ribeiro

Doutorado em Letras

Temas de interesse: Utilização de novas tecnologias para o ensino de língua portuguesa como L1 ou L2. Nova relação do surdo com a língua portuguesa nas redes sociais. Soluções tecnológicas e tecnologias assistivas. Mudanças da língua portuguesa ocorridas devido ao uso das novas tecnologias. Vantagens e desvantagens do ensino on-line para surdos e ouvintes.

Lattes

Valéria Campos Muniz

Doutorado em Língua Portuguesa

Temas de interesse: Língua portuguesa como L2. Formação do leitor. Produção de material didático para ensino de língua portuguesa como L2. Estratégias de ensino de língua portuguesa. Alfabetização e letramento.

Lattes

Verônica de Oliveira Louro Rodrigues

Mestrado em Estudos da Linguagem

Temas de interesse: Ensino de Língua Portuguesa escrita como segunda língua para/com surdos; Estratégias de leitura e escrita de Língua Portuguesa para/com surdos; Elaboração de material didático bilíngue (LP escrita e Libras) para/com surdos; Políticas linguísticas.

Lattes

Wilma Favorito

Doutorado em Linguística Aplicada

Temas de interesse: Educação bilíngue para surdos. Bilinguismo, multilinguismo e surdez. Dicionarização da Língua Brasileira de Sinais. Identidade (s), cultura e surdez. Ensino- aprendizagem de língua portuguesa como língua materna para ouvintes. Ensino-aprendizagem de língua portuguesa como segunda língua para surdos. Letramento para ouvintes e surdos. Leitura e escrita (ouvintes e surdos). Políticas linguísticas.

Lattes
registrado em:
Fim do conteúdo da página