Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Infraestrutura
Início do conteúdo da página

Infraestrutura

Publicado: Segunda, 26 de Outubro de 2015, 12h49

 

Sobre Acessibilidade e Atendimento Prioritário

Auditório do INES e Auditório do DESU

O INES possui dois auditórios.

O auditório central climatizado e reformado, localizado no segundo andar do prédio principal do INES. Sua capacidade é de 200 (duzentos) lugares na plateia e 4 (quatro) lugares reservados para pessoas com deficiência física, observados os padrões vigentes de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, inclusive com banheiros feminino e masculino adaptados.  Equipamentos disponíveis: data-show; 2 telas grandes; DVD player e gravador; mesa digital de áudio, vídeo e iluminação; camarim; púlpito com notebook e microfone; quadro interativo.

No prédio do Departamento de Ensino Superior (DESU) também existe um auditório climatizado, com capacidade para 66 (sessenta e seis) pessoas, dotado de computador, tela, amplificador de audio com microfone e sistema de projeção.

Este auditório recebe alunos e docentes do DESU em eventos tais como: palestras de professores convidados, aula inaugural, defesas de monografias, reuniões de colegiado departamental, apresentações da Jornada de Iniciação Científica, Semana Pedagógica, entre outros.

 

Laboratórios de informática do INES

Os Laboratórios de Informática do INES estão localizados no segundo e terceiro andar do prédio  histórico. O mais antigo possui 17 computadores e é regularmente utilizado em atividades do Ensino Básico, podendo ser compartilhado com o Ensino Superior.

O INES também é um dos polos onde ocorrerá o curso bilíngue a distância de Pedagogia e poderá ter o seu novo laboratório utilizado para turmas presenciais da graduação. Pelo intenso fluxo de alunos na modalidade a distância, está prevista também a construção de um segundo laboratório no prédio do Departamento de Ensino Superior, após a reforma de uma de suas salas no último andar.

As especificações do Laboratório de Informática que tem seu trabalho voltado a atender às necessidades da EaD, e consequentemente todos os alunos presenciais da graduação e pós-graduação durante os dias da semana, são as seguintes: 32 microcomputadores, roteador wireless e cadeiras giratórias, sistema operacional adaptado para integração local das máquinas. Ele já foi construído e encontra-se em funcionamento desde 2016. Nele, os alunos podem montar arranjos para trabalhos em grupo de 2, 4, 6 ou mesmo em círculo para debates em sala de aula. Todas as mesas giratórias tem um computador a disposição do aluno, que pode acessar e trabalhar em equipe com outros alunos e com professores, conectados em rede local e também à internet. Os computadores tem processador Intel core i5, 8GB de RAM, Windows 10 Pro 64 bits, disco rígido de 500GB, sendo estas especificações adequadas para a edição de vídeos, atividade fundamental para a comunicação em Libras e confecção de trabalhos (materiais didáticos, websites, apoio) pelos alunos.

Infraestrutura do Departamento de Ensino Superior

Salas de aula

A Educação Superior do INES funciona em prédio próprio, na área do Instituto. Cada sala de aula possui um computador conectado à internet em banda larga e monitores de TV LCD 42 polegadas para exibição de apresentações em MS PowerPoint®, filmes ou outros conteúdos. Também existem equipamentos de Data-Show® e filmadoras digitais com mídias fornecidas pelo DESU, para a realização de atividades de avaliação em LIBRAS.

Laboratório de produção multimídia

 Os alunos poderão também utilizar as instalações localizadas no último andar do prédio do Departamento de Ensino Superior, que atualmente conta com sala própria com estúdio de gravação e edição de vídeo. O estúdio conta com Kit de Chroma Key, câmeras profissionais e semi-profissionais de captura digital de vídeo, 1 computador dedicado para edição de vídeos, 2 computadores dedicados ao planejamento e roteirização de vídeos, 1 gravador de vídeo portátil para armazenamento e transporte de arquivos com 320 GB, 3 refletores de luz fria e 1 teleprompter. Este estúdio serve atualmente para a gravação de vídeos da Equipe de Tradução como editais, traduções de textos e provas elaboradas por professores, assim como trabalhos de conclusão de curso, em Libras, dos alunos do DESU.

Laboratório de produção de materiais didáticos

O DESU possui também uma sala dedicada a produção de materiais didáticos. Esta sala conta com três amplas mesas de trabalho, cadeiras e armários com materiais diversos para criação de jogos, brinquedos, peças de teatro e outros tipos de materiais trabalhados ao longo do semestre por diversas disciplinas que compõe nossa matriz curricular. A sala conta ainda com 1 computador ligado em DataShow e mural de avisos.

Sala de estudos dos alunos

Para realização de estudos em grupo, individuais e atividades de pesquisa os alunos contam com sala de estudos no último andar do DESU, composta por mesa para estudo e mesa para trabalhos coletivos. A sala também conta com 7 computadores disponíveis com acesso à internet e preparados para edição de textos e apresentações.

Sala dos professores

No primeiro andar, encontra-se a sala dos professores do DESU INES, com mesa de estudos e reuniões, 6 computadores conectados à internet, cadeiras de escritório e itens de conforto, como geladeira, micro-ondas, mural próprio de avisos e armários individualizados. Nesta sala também ocorrem os atendimentos para orientação de monografias, reuniões de equipes e comissões, entre outros tipos de atividades.

Sala das equipes de intérpretes

No primeiro andar, encontra-se a sala dos tradutores-intérpretes do DESU INES, com mesa de estudos e reuniões, 4 computadores conectados à internet, cadeiras de escritório e itens de conforto, como geladeira, micro-ondas, mural próprio de avisos e armários individualizados.

Centro acadêmico do Curso de Pedagogia - CABIP

O CABIP possui sala própria no andar intermediário do DESU, próximo a todas as salas de aula dos alunos, se tornando espaço de intensa convivência. O local possui computador para acesso à internet, geladeira, espaço com mesa e cadeiras para reuniões, mini-biblioteca construída através de campanha de doações, armário para guarda de itens e mural de avisos.

 

Fim do conteúdo da página