Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias
Início do conteúdo da página
Notícias

INES promove seminário em Porto Velho sobre políticas e práticas na educação de surdos

  • Publicado: Segunda, 21 de Agosto de 2017, 18h54

O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) realizou em Porto Velho (RO), nos dias 8, 9 e 10 de agosto, o seminário "Diálogos e Aprofundamento na Educação de Surdos", organizado em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Cerca de 400 pessoas, entre educadores e profissionais da área, estudantes, familiares, gestores e representantes de instituições e associações locais, participaram do evento no auditório da unidade Shopping da faculdade Uniron. O processo seletivo para recebimento do seminário foi concluído em maio deste ano.

Durante os três dias, de 8h às 18h, profissionais do INES ministraram palestras, debates, oficinas e roda de conversa sobre bilinguismo, políticas públicas, metodologias de ensino, produção de materiais didáticos, atuação de tradutores-intérpretes, acessibilidade e legislação, atendimento fonoaudiológico, surdez e outros comprometimentos, e outros assuntos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem e aos direitos da pessoa surda. O objetivo foi compartilhar conhecimentos e metodologias relacionados à educação de surdos, em articulação com as áreas de saúde e assistência social, bem como orientar e apoiar os sistemas de ensino na construção de políticas públicas locais e no aprimoramento da prática profissional.

Além da equipe multidisciplinar, o diretor-geral do INES, Marcelo Cavalcanti, também esteve presente no encontro, representando o instituto. Ainda participaram da solenidade de abertura Shyrley de Almeida Alves, coordenadora de educação inclusiva do IFRO, Maria Fabíola Santos, reitora em exercício, e Ari Ott, reitor da Universidade Federal de Rondônia (Unir), que apoiou a realização do evento e tem atualmente 39 alunos surdos matriculados em diversos cursos.

 Crédito da foto: Ascom/IFRO

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página