Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > INES abre inscrições de curso de extensão para tradutores-intérpretes
Início do conteúdo da página
Notícias e Avisos

INES abre inscrições de curso de extensão para tradutores-intérpretes

  • Publicado: Terça, 08 de Maio de 2018, 14h36

Mais informações aqui 

O Departamento de Ensino Superior (DESU) do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) abrirá, entre os dias 14 e 31 de maio, as pré-inscrições para o Curso de Extensão de Formação Continuada do Profissional Tradutor Intérprete Educacional de Língua Brasileira de Sinais – Libras – e Língua Portuguesa (TILSP) nos Espaços de Educação Superior. O curso terá duração de um ano, com carga horária de 180 horas, tendo início em 6 de agosto de 2018 e término em 15 de julho de 2019. São 40 vagas ao todo, sendo 20 para o público interno e 20 para o público externo, e podem se candidatar surdos e ouvintes. 

Clique aqui para se inscrever

O objetivo é propor estudos dirigidos e subsídios sobre as práticas do TILSP educacional no processo de ensino-aprendizagem das pessoas surdas, com aprofundamento nas questões da língua portuguesa e libras sob o viés da tradução e da interpretação. Além disso, a extensão busca promover o desenvolvimento de habilidades técnicas da área da tradução e interpretação, no contexto educacional de nível superior, no uso dos recursos midiáticos e tecnológicos pertinentes às estratégias envolvendo questões linguísticas para as pessoas surdas.

O curso é organizado em aulas presenciais – ofertadas uma vez por semana, às segundas-feiras, das 14 h às 17h, no segundo piso do prédio do DESU – e aulas semipresenciais, complementares, disponibilizadas online em libras e em língua portuguesa. Haverá produção de pesquisa, estudos dirigidos e oficinas de tradução-interpretação em suas variadas modalidades e gêneros. Os professores organizadores são Laura Jane Belém, Renata Costa, Glauber Lemos e Luiz Cláudio de Oliveira.

O resultado do processo seletivo para o curso será publicado em meados de julho, na página do INES e nos quadros de aviso do DESU, com a lista de aprovados.

Fim do conteúdo da página