Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Jovens Talentos: Projetos de pesquisa do CAp-INES ganham bolsas da Faperj
Início do conteúdo da página
Notícias e Avisos

Repositório digital do INES atinge marca de um milhão de acessos em sete meses

  • Publicado: Quarta, 27 de Junho de 2018, 08h36

O Repositório Digital Huet, projeto do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) idealizado, desenvolvido e gerenciado pela equipe do Núcleo de Educação Online (NEO), atingiu em junho a marca de um milhão de visitas – parte delas, de usuários de outros países, como Portugal, México e Estados Unidos. Lançado durante o último Congresso Internacional do INES, em novembro, o repositório é uma biblioteca digital que agrega e disponibiliza online materiais sobre educação de surdos em língua portuguesa e língua brasileira de sinais (libras). 

Clique aqui para acessar
o repositório

Desenvolvido em parceria com profissionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), o sistema faz parte da Rede Sudeste de Repositórios, composta por 34 instituições, que tem como objetivo discutir desafios e práticas para preservar, gerir e difundir os conhecimentos produzidos por universidades e instituições científicas.

Atualmente, o banco de dados reúne mais de 500 itens e cerca de 70% do conteúdo está em libras. Para a equipe do NEO, o alcance do projeto foi além do esperado: "Atingir essa marca de acessos em tão pouco tempo, sete meses, foi uma agradável surpresa. É extraordinário para qualquer repositório de instituições de ensino e pesquisa; sendo o INES, é ainda mais impactante, pois mostra uma demanda para material sobre e para educação de surdos", destaca Tania Chalhub, professora do INES responsável pelo projeto.

Tania já planeja algumas medidas para deixar o projeto ainda mais inclusivo: "Uma das melhorias é relacionada ao povoamento; queremos atingir a totalidade de materiais em libras. Outra diz respeito à divulgação e à formação de profissionais e alunos para utilização desta ferramenta única no Brasil", completa.

Sobre o repositório

O Repositório Digital Huet possibilita o acesso via internet a diversos materiais (vídeos, livros, documentos manuscritos, aulas, trabalhos apresentados em congressos e animações) elaborados por profissionais do INES e de outras instituições. O objetivo é reunir, armazenar, organizar, preservar, recuperar e disseminar de forma eficaz material para educação de surdos, a fim de oferecer para todos os usuários um ambiente de busca unificada da informação que está dispersa na rede, com a segurança da preservação digital deste material exigida nas atividades profissionais. O sistema dinâmico conta com código aberto e software livre, podendo ser usado como ferramenta de apoio aos cursos nas modalidades online e presencial.

O repositório é composto por quatro grandes comunidades: Arquivo Histórico; Áreas do Conhecimento; Diversão e Lazer; e Jornalismo. Cada um destes grupos contém coleções distintas de acordo com os materiais que agrega. A busca pelos materiais pode ser realizada por meio de palavras-chaves e por visualização das listas de autores, ano dos documentos, assunto, coleções e tipo. Após acessar os materiais desejados, os usuários – professores, alunos e outros profissionais da área – poderão baixar, copiar, produzir novos materiais a partir destes e utilizar nas suas atividades educacionais.

Fim do conteúdo da página