Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Notícias e Avisos > Assessoria Técnica 2018 - INES inicia inscrições
Início do conteúdo da página
Notícias e Avisos

INES reformula portal institucional

  • Publicado: Sábado, 14 de Novembro de 2015, 12h46

O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) lançará, em novembro, o novo layout de seu portal institucional, seguindo os padrões do Governo Federal. O objetivo é disponibilizar informações sobre o instituto e conteúdo relacionado à área da educação e surdez de forma mais organizada, eficaz, dinâmica e acessível, com um visual mais moderno e intuitivo. O endereço permanece o mesmo: www.ines.gov.br.

Além de notícias, documentos e conteúdo estático sobre o campo de atuação do INES, haverá mais espaço para imagens e vídeos com interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), a fim de atender mais eficientemente à comunidade surda. A identidade visual estará em concordância com outras instituições federais brasileiras, mas manterá a logomarca, cores e interface específica do INES.

O Portal Institucional Padrão, modelo lançado pelo Governo Federal, é uma infraestrutura de portal criada com base nos eixos Conteúdo, Arquitetura da Informação e Identidade Visual. O modelo permite que o portal de cada órgão seja reconhecido como propriedade digital do Governo Federal, gerando um ambiente com credibilidade junto aos internautas. O portal é desenvolvido em código aberto e sua estrutura permite que o órgão, a partir da instalação do produto, faça as adequações de arquitetura da informação e conteúdo necessárias para a montagem do site institucional.

Além de responsivo – ou seja, concebido para se adaptar a diferentes tamanhos de tela e dispositivos diversos – o layout permite maior acessibilidade a pessoas com deficiência visual, atendendo às recomendações do WCAG World Content Accessibility Guide (WCAG) do W3C e do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG). Há uma barra de acessibilidade com atalhos de navegação padronizados e a opção de alto contraste para usuários com baixa visão.

O layout mais limpo também facilita a localização de informações e o acesso dos usuários. Outra facilidade é a otimização do sistema de buscas, bem como a disponibilização de links relacionados ao Governo Federal. O lançamento do novo portal foi anunciado ao público durante do XIV Congresso Internacional e XX Seminário Nacional “Experiências Surdas: Políticas e Práticas”, realizado pelo INES entre os dias 27 e 30 de outubro.

Fim do conteúdo da página