Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Notícias e Avisos > Homenagem ao Dia Internacional das Mulheres
Início do conteúdo da página
Notícias e Avisos

INES abre inscrições para curso de extensão

  • Publicado: Quarta, 20 de Abril de 2016, 13h27

O Departamento de Educação Básica (Debasi) do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) está com inscrições abertas, entre os dias 22 e 26 de abril, para o curso de extensão "A aquisição do Português como segunda língua por alunos surdos do segundo segmento do ensino fundamental: aspectos teóricos e práticas pedagógicas". As aulas têm início no dia 3 de maio e vão até 26 de julho deste ano, todas as terças-feiras, das 13h15 às 15h30 no Colégio de Aplicação (CAp/INES).

O objetivo do curso é a formação prática de profissionais que trabalhem ou se interessem pela área da educação de surdos. A ideia é refletir sobre estratégias no ensino de língua portuguesa a alunos surdos, abordando atividades pedagógicas do cotidiano escolar em contexto bilíngue - língua brasileira de sinais como língua de instrução e português como segunda língua. São 15 vagas ao todo, podendo participar professores de língua portuguesa, licenciados ou bacharéis em Letras e alunos de graduação em Letras a partir do 6º período. A duração total do curso será de 30 horas. 

Para se inscrever, baixe aqui o formulário, preencha todos os campos e envie para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com cópia digitalizada do diploma ou certidão de conclusão de curso de graduação em Letras ou declaração da universidade de que o aluno cursa Letras e já concluiu até o 5º período. Tanto o formulário quanto a cópia do documento devem ser enviados em anexo. O assunto do e-mail deve ser “Inscrição para o curso de extensão do DEBASI/INES”. No corpo do e-mail, deve-se escrever apenas o nome completo, telefone de contato e e-mail.

Confira mais informações abaixo:

 

CORPO DOCENTE

Prof ª Drª Aline Fernanda Alves Dias (Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6294154119018575)

Profª Drª Lívia Letícia Belmiro Buscácio (Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1113454906615286)

  

PROGRAMA

  • Aquisição da linguagem; 
  • Teorias de aquisição de segunda língua; 
  • Língua Brasileira de Sinais – Libras (aspectos gramaticais); 
  • Perspectiva histórica do ensino da Língua Portuguesa na educação de surdos; 
  • Bilinguismo; 
  • Caminhos para o ensino de Língua Portuguesa escrita a educandos surdos; 
  • Produção de material didático (possibilidades); 
  • Vivências práticas.

  

VAGAS

São oferecidas 15 vagas, por ordem de inscrição. Após o preenchimento dessas vagas, poderá ser montado um cadastro de reserva para turma futura.  O curso está sujeito à quantidade mínima de inscrições para ser realizado.

O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento terá direito a certificado.

 

O CAp/INES fica na Rua das Laranjeiras, nº 232, Laranjeiras, Rio de Janeiro-RJ.

Fim do conteúdo da página