Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Notícias e Avisos > Curso de Libras: INES divulga informações sobre matrículas em 2017; confira
Início do conteúdo da página
Notícias e Avisos

Curso de Libras: INES divulga informações sobre matrículas em 2017; confira

  • Publicado: Quinta, 01 de Dezembro de 2016, 12h39

A Divisão de Formação e Capacitação de Recursos Humanos (DFCRH) do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) divulgou o edital referente a novas inscrições para o Curso de Libras, oferecido semestralmente pelo instituto. As inscrições para novos alunos, para o primeiro semestre de 2017, estarão abertas exclusivamente pela internet no dia 16 de fevereiro de 2017, das 11 às 20h, e as informações sobre vagas, por turma e horário, serão divulgadas no dia anterior. As vagas serão definidas por meio de sorteio eletrônico, que será realizado no dia 20 de fevereiro, às 10h. Somente o processo de inscrição online não garante a matrícula no curso. 

Clique aqui para conferir o edital

Clique aqui para ver o informativo do curso

A matrícula dos candidatos sorteados e convocados será realizada nos dias 21 e 22 de fevereiro, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. A secretaria do Curso de Libras fica na sala 308 do INES (Rua das Laranjeiras, 232). Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo telefone (21) 3826-2139 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Confira aqui o informativo do curso.

Instituições e órgãos públicos de atendimento ao cidadão surdo que estiverem interessados em solicitar vagas para seus servidores no Curso de Libras deverão enviar um ofício para a Direção Geral do INES por e-mail até 10 de dezembro. Acesse o informativo completo para mais informações.

Renovação de matrícula e nivelamento

O período de renovação de matrícula no Curso de Libras para o próximo ano será de 6 a 9 de fevereiro de 2017. Os alunos que não puderem comparecer para fazer a renovação deverão solicitar a um amigo ou familiar, desde que este apresente o crachá do aluno na secretaria do curso.

Alunos que cursaram e concluíram o segundo semestre de 2016 poderão renovar a matrícula preferencialmente nos dias 6 e 7 de fevereiro (segunda e terça-feira). Já alunos que trancaram a matrícula nesse semestre, precisam comparecer no dia 8 (quarta) do mesmo mês se quiserem voltar às aulas em março, enquanto os que tiveram a matrícula trancada no primeiro semestre de 2016 devem renová-la apenas no dia 9.

A avaliação de nivelamento, voltada para quem já tem conhecimento em Libras e para ex-alunos do curso com matrícula trancada há mais de um semestre, deverá ser agendada pelo telefone (21) 3826-2139 no dia 8 de fevereiro, das 10 às 12h. Para quem agendou, a avaliação será feita entre os dias 13 e 14 de fevereiro, de 9h30 às 11h30 ou de 13h30 às 15h, e é necessário estar com cópia do RG, CPF e uma foto 3x4. Os candidatos que não forem considerados aptos poderão concorrer ao processo de inscrição para o primeiro nível (iniciante).

Sobre o Curso de Libras

Com o objetivo de difundir a língua brasileira de sinais à comunidade, o curso oferecido pelo INES é totalmente gratuito e presencial, e tem duração total de dois anos e meio, divididos em cinco níveis com 50 horas de aula cada.

Fim do conteúdo da página