Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Notícias e Avisos > Curso de Libras 2018.2: INES divulga resultado do sorteio de vagas para nivelamento
Início do conteúdo da página
Notícias e Avisos

TJ-RJ inicia mediações em libras com assessoria do INES

  • Publicado: Sexta, 13 de Julho de 2018, 08h17

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio e Janeiro (TR-RJ) inaugurou no dia 12 de julho, quinta-feira, as audiências de mediação com a participação de intérpretes de língua brasileira de sinais (libras). A primeira mediação com interpretação em libras no estado foi acompanhada por profissionais do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), na Casa da Família do Fórum da Leopoldina, na Zona Norte da capital fluminense.

A iniciativa tem como objetivo promover a inclusão de pessoas surdas que tenham demandas judiciais. Inaugurada em dezembro de 2017, a Casa da Família busca a resolução de conflitos familiares sem a necessidade de processo judicial, por meio da mediação.

Cataryna Badauê, assessora da direção-geral do INES, esteve presente no local e foi entrevistada pela equipe de reportagem do Bom Dia Rio. "É um passo muito importante. Apesar de ser uma exigência legal, a gente não vê (a presença de intérpretes). Ficamos muito satisfeitos; se não tiver a presença do intérprete não tem como fazer essa mediação", afirmou.

Clique aqui e confira a reportagem completa do Bom Dia Rio.

Fim do conteúdo da página