Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Notícias e Avisos > Fórum Bilíngue do INES abordará práticas pedagógicas contemporâneas no dia 21; inscrições abertas
Início do conteúdo da página
Notícias e Avisos

INES oferece curso para produção de material didático voltado ao aluno surdo

  • Publicado: Sexta, 17 de Agosto de 2018, 11h21

Clique aqui para se inscrever
no curso

O Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) abriu inscrições para um curso semipresencial de reflexões teórico-práticas para a produção de material didático voltado ao aluno surdo. Ministradas pela professora Osilene Cruz, as aulas serão realizadas no período de 23 de agosto a 18 de outubro de 2018. 

Poderão se inscrever candidatos matriculados em instituições de ensino superior, alunos de pós-graduação e profissionais do INES com ensino superior completo. São 15 vagas ao todo, com prioridade para candidatos surdos. O resultado será divulgado em 21 de agosto. As aulas presenciais acontecerão às quintas-feiras, das 14h às 17h, no Departamento de Ensino Superior (DESU) do INES.

O curso de extensão, totalmente gratuito, tem como objetivo principal promover reflexões sobre o ensino para surdos, a partir de uma perspectiva educacional bilíngue. Além disso, o curso busca: 

  • Discutir sobre a perspectiva bilíngue em contextos escolares inclusivos;
  • Estudar os documentos legais que amparam a educação de surdos e seus desdobramentos;
  • Promover reflexões teóricas sobre o ensino de Língua Portuguesa escrita para surdos;
  • Abordar estratégias de ensino de Língua Portuguesa escrita para surdos;
  • Elaborar material didático autêntico adequado para o letramento de alunos surdos;
  • Debater a importância da articulação entre a Libras e a Língua Portuguesa no ensino de outras disciplinas para discentes surdos;
  • Reconhecer a importância da Libras e dos gêneros textuais para o ensino de Língua Portuguesa para surdos.

Sobre a entrega de documentos para inscrição

Os documentos devem ser entregues somente após a divulgação da lista final de inscritos aceitos para a atividade de extensão (a partir dos critérios definidos pelo docente responsável). É preciso aguardar a formação da turma, a ser divulgada em 21 de agosto. 

A inscrição definitiva na atividade ou curso de extensão está condicionada à entrega dos documentos nos horários e locais estabelecidos a seguir. Os documentos devem ser entregues em cópia autenticada ou cópia simples com apresentação dos originais para autenticação pelo servidor responsável pelo recebimento nos seguintes locais de entrega:

- DIASE / DESU (Cristiane Lima): Segunda-feira das 11h às  20h | Quarta e sexta-feira das 8h às 18h.

- DIREÇÃO DESU (Juciara dos Santos): das 15h às 19h30.

Fim do conteúdo da página