Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Notícias e Avisos > Programação COINES 2018
Início do conteúdo da página
Notícias e Avisos

Programação COINES 2018

  • Publicado: Segunda, 17 de Setembro de 2018, 08h16

 

COINES PROGRAMAÇÃO GERAL + DETALHADA

 

Pedimos a todos e todas que observem a programação atentamente, pois adequações foram feitas desde a lista de aceites até a distribuição de atividades pelas salas. Essa é uma programação em construção e servirá não apenas para que os autores de trabalhos submetidos conheçam seus espaços na programação, mas também para que os congressistas possam se programar e planejar seu percurso pelo COINES 2018. 

Desejamos a todos e todas um excelente encontro!

 

 

 

 Auditório Principal – PROGRAM AÇÃO

 

18 de setembro de 2018

 

09h45 às 10h45 – Conferência de Abertura

“ESTUDOS SURDOS: DEAFHOOD, UM CONCEITO FUNDAMENTAL E FUNDANTE

Presidente da Mesa: Weslei da Silva Rocha (INES)

 

Marvin Todd Miller

(Deafhood Fundation, CA/EUA)

 

 

 

 

10h45 às 12h – Mesa Redonda

“CURSO ONLINE DE PEDAGOGIA DO INES: DA PRODUÇÃO

DE MATERIAIS DIDÁTICOS À IMPLEMENTAÇÃO DA PLATAFORMA BILÍNGUE”

Mediador/a: Andreza da Silva Gonçalves Raphael (INES)

 

Bruno Galasso

(INES – RJ/BRA)

 

Dirceu Esdras

(INES – RJ/BRA)

 

Tania Chalhub

(INES – RJ/BRA)

 

 

 

 

14h às 15h – Mesa Redonda

“ESTUDOS SURDOS: INVESTIGAÇÕES DE TRADUÇÃO,

SINAIS INTERNACIONAIS E CULTURA SURDA”

Mediador/a: Leandro Elis Rodrigues (INES)

 

Letícia Fernandes Garcia Wagatsuma Granado

(GO/BRA)

 

Sônia Marta de Oliveira 

(FEBRAPILS – MG/BRA)

 

 

 

 

15h às 16h – Debate

“ESTUDOS SURDOS: PRÁTICAS EM ARTE E EDUCAÇÃO POR ARTISTAS SURDOS”

Coordenadora: Elaine Maria de Lima Bulhões (INES)

 

Catharine Alencar Costa Moreira

(São Paulo, SP/BRA)

 

Cristiano José Monteiro

(Recife, PE/BRA)

 

Fabio de Sá e Silva

(São Paulo – SP/BRAS)

 

Leonardo Braconnot “Kitana”

(Rio de Janeiro – RJ/BRA)

 

Patrick da Silva dos Santos Ramos

(Juiz de Fora, MG/BRAS)

 

Ricardo Boaretto

(Rio de Janeiro – RJ/BRA)

 

Vanessa Miro

(Rio de Janeiro – RJ/BRA)

 

 

16h20 às 17h30 – Mesa Redonda

 “ESTUDOS SURDOS: PRÁTICAS E REFLEXÕES EDUCATIVAS EM PERSPECTIVA SURDA”

Mediador/a: Daniela de Carvalho Cruz (INES)

 

Mirtes Hissae Hayakawa

(CES Rio Branco – SP/BRA)

 

Klicia de Araújo Campos        

(UFPR – PR/BRA)

 

19 de setembro de 2018

 

9h às 10h – Conferência

“ESTUDOS SURDOS: NOVOS SABERES NOS

ESTUDOS LINGUÍSTICOS DAS LÍNGUAS DE SINAIS”

Mediador/a: Renata Carvalho Rocha (INES)

 

Johanna Mesch

(Universidade de Estocolmo – Suécia)

 

João Paulo Ampessan

(UFSC – SC/BRA)

 

 

 

 

 

 

10h às 11h – Mesa redonda

“ESTUDOS SURDOS: REFLEXÕES E PRÁTICAS

SOBRE A EDUCAÇÃO BILÍNGUE NO CAP INES”

Mediador/a: Barbara Camila (INES)

 

Jaqueline Nunes da Fonseca Cosendey

(INES – RJ/BRA)

 

 

Luciana Andréia Rodrigues Furtado

(INES – RJ/BRA)

 

 

Verônica de Oliveira Louro Rodrigues

(INES – RJ/BRA)

 

 

André Luiz da Costa e Silva

(INES – RJ/BRA)

 

 

Felipe Oliveira Silva

(INES – RJ/BRA)

 

 

 

 

 

 

10h45 às 12h – Mesa redonda

“ESTUDOS SURDOS: ARTICULAÇÕES ENTRE ASSOCIAÇÕES

DE COMUNIDADE SURDA E POLÍTICAS DE SOCIEDADE CIVIL”

Mediador/a: Márcia Cristina Paulo (INES)

 

Sônia Marta Oliveira

(FEBRAPILS – MG/BRA)

 

 

Francisco Eduardo Coelho da Rocha

(FENEIS – RS/BRAS)

 

 

 

 

 

 

14h às 15h – Mesa Redonda

“ESTUDOS SURDOS: O ENEM EM LIBRAS COMO

UM REDIRECIONAMENTO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL”

Mediador/a: Paulo André Martins de Bulhões (INES)

 

André Vitor Fernandes dos Santos

(INEP – DF/BRA)

 

 

Marianne Rossi Stumpf

(UFSC – SC/BRA)

 

 

Isabel Mallet

(INES – RJ/BRA)

 

 

André Lima Cordeiro

(INES – RJ/BRA)

 

 

Matheus Oliveira

(UFRJ – RJ/BRA)

 

 

Gleice Genaro

(UFRJ – RJ/BRA)

 

 

 

 

 

 

15h às 16h – Mesa Redonda

“ESTUDOS SURDOS: BUSCANDO A CENTRALIDADE DA EXPERIÊNCIA SURDA

NA CONSTRUÇÃO DA ESCOLA BILÍNGUE”

Mediador/a: Elaine Maria de Lima Bulhões (INES)

 

Ana Regina Campello

(INES – RJ/BRA)

 

 

Ramon Linhares

(INES – RJ/BRA)

 

 

 

 

 

 

16h20 às 17h30 – Mesa Redonda

 “ESTUDOS SURDOS: INVESTIGAÇÕES CONCEITUAIS SOBRE

OS FENÔMENOS EMERGENTES EM COMUNIDADES SURDAS”

Mediador/a: Ana Paula Matos Ximenes (INES)

 

Francielle Cantarelli Martins

(UFRG, RS/BRA)

 

 

Anie Pereira Goulart Gomes

(UFSM, RS/BRA)

 

 

Pamela Socorro da Silva Mattos

(UFRA – PA/BRA)

 

 

 

20 de setembro de 2018

 

9h às 10h – Conferência

“ESTUDOS SURDOS: NO CAMINHO DOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS

E TERMINOLÓGICOS DAS LÍNGUAS DE SINAIS”

Mediador/a: Barbara Camila de Souza Carvalho (INES)

 

Liona Paulus

(Georg-August University of Göttingen - ALE)

 

Heloise Gripp Diniz

(UFRJ – RJ/BRA)

 

 

 

 

 

 

10h às 11h – Debate

“ESTUDOS SURDOS: AS REDES SOCIAIS E O PROTAGONISMO

EM UMA NOVA PRODUÇÃO DE SABERES SURDOS – PAPO DE YOTUBERS”

Coordenador: Humberto Gripp Diniz (INES)

 

Abel Luiz de Souza Ribeiro

(Rio de Janeiro, RJ/BRA)

 

 

Bruno Hernandes Straforini

(Sorocaba, SP/BRA)

 

 

Flávia Vieira de Lima

(São Carlos, SP/BRA)

 

 

Gabriel Isaac Lima de Sousa

(Goiânia, GO/BRA)

 

 

Leandro Viturino dos Santos

(Salvador, BA/BRA)

 

 

Nathalia da Silva

(São Paulo, SP/BRA)

 

 

Renan Aprigio de Almeida

(Rio de Janeiro, RJ/BRA)

 

 

 

 

 

 

11h às 12h – Mesa redonda

“ESTUDOS SURDOS: ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA DESENVOLVIDAS COM ESTUDANTES SURDOS DO CAP INES”

Mediador/a: Ana Paula Matos Ximenes (INES)

 

Aline Fernanda Alves Dias

(INES – RJ/BRA)

 

 

Christiana Lourenço Leal

(INES – RJ/BRA)

 

 

Lívia Letícia Belmiro Buscácio

(INES – RJ/BRA)

 

 

Verônica de Oliveira Louro Rodrigues

(INES – RJ/BRA)

 

 

Raquel Batista Santos

(INES – RJ/BRA)

 

 

 

 

 

 

14h às 15h30 – Debate

“PAPO DE SURDO: A EDUCAÇÃO QUE NÓS SURDOS QUEREMOS

– GANHOS E DESAFIOS DESSES NOVOS TEMPOS”

 

Debate público entre convidados nacionais e internacionais coordenado pelos professores Ana Regina Campello e Paulo André Bulhões (INES – BRA) e abertos à perguntas e intervenções do público presente.

 

 

 

 

 

16h às 17h – Mesa Redonda

“FESTIVAL BRASILEIRO DE ARTE E CULTURA SURDA”

 

Os Mestres de Cerimônia Anna Luiza Maciel (SC) Ricardo Boaretto (RJ) e Leonardo Castilho (SP) dirigem uma mostra que reúne obras e apresentações de artistas Surdos vindos de vários lugares do Brasil e do mundo.

 

 

 

 

 

17h às 17h30 – MESA DE ENCERRAMENTO

 

Direção Geral do INES + Comissão organizadora

 


 

– PROGRAMAÇÃO COINES 2018 –

SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO DE SURDOS

“Diálogos entre Educação e Comunidades Surdas no Brasil”

 

 

Com o tema “Diálogos entre a Educação e Comunidades Surdas no Brasil” o Seminário Nacional sobre Educação de Surdos – parte integrada do COINES – tem o objetivo de abrir espaços para surdos e ouvintes na posição de familiares, alunos, pesquisadores e profissionais trazerem seus relatos de experiências, práticas e estudos para exposição e debates.

  

Esse encontro é composto de três atividades distintas:

 

01) Encontros com especialistas (“oficinas” para trocas e diálogos)

Serão ao todo 25 Encontros com Especialistas cada um com pelo menos uma hora de duração e para até cem pessoas. Nesse formato, os encontros serão divididos em salas temáticas de modo que cada salas receberá cinco encontros ao longo dos três dias. Essas salas são em formato de auditório contando com cadeiras moveis – que se movimentadas devem ser colocadas de volta no lugar antes da atividade. Esperamos que esses encontros com projetos em um espaço de tempo maior que uma palestra, permita uma troca e experimentações mais aprofundadas.

 

DIAS

HORÁRIOS

SALA 01

SALA 02

SALA 03

SALA 04

SALA 05

18/09

11h às 12h

Encontro 01

Encontro 02

Encontro 03

Encontro 04

Encontro 05

16h30 às 17h30

Encontro 06

Encontro 07

Encontro 08

Encontro 09

Encontro 10

19/09

11h às 12h

Encontro 11

Encontro 12

Encontro 13

Encontro 14

Encontro 15

16h30 às 17h30

Encontro 16

Encontro 17

Encontro 18

Encontro 19

Encontro 20

20/09

11h às 12h

Encontro 21

Encontro 22

Encontro 23

Encontro 24

Encontro 25

* Conferir conteúdos nas listas de encontros nesse livreto e na porta das respectivas salas.

 

02) Mesas Redondas + Debates

Ocorrerão o total de 20 mesas redondas distribuída nas cinco salas durante os três dias de evento. Cada mesa é composta de cinco apresentações, cada uma apresentação de até 20 minutos, terminando com um debate final entre os autores dessas mesas. Esperamos que a experiência de troca nesses espaços contribua articulando e difundindo saberes e práticas atuais em Educação de Surdos.

Conferir conteúdos nas listas de encontros nesse livreto e na porta das respectivas salas.

 

DIAS

HORÁRIOS

SALA 01

SALA 02

SALA 03

SALA 04

SALA 05

18/09

14h às 16h

Mesa 01

Mesa 02

Mesa 03

Mesa 04

Mesa 05

19/09

10h às 12h

Mesa 06

Mesa 07

Mesa 08

Mesa 09

Mesa 10

14h às 16h

Mesa 11

Mesa 12

Mesa 13

Mesa 14

Mesa 15

20/09

10h às 12h

Mesa 16

Mesa 17

Mesa 18

Mesa 19

Mesa 20

* Conferir conteúdos nas listas de encontros nesse livreto e na porta das respectivas salas.

 

 

03) Exposição de Pôsteres

Nessa edição contaremos com a exposição de 90 pôsteres apresentando projetos, reflexões e experiências dadas no contexto da Educação de Surdos no Brasil. Teremos, por dia, a exposição de 30 pôsteres sendo reservados os horários de 15h10 às 16h10 de todos os dias para que os autores se posicionem próximos aos seus trabalhos a fim de serem avaliados e responderem perguntas do público visitante. Esperamos que esse seja um espaço riquíssimo de divulgação de saberes e práticas existentes em vários lugares do Brasil. Conferir conteúdos nas listas de encontros nesse livreto.

 

DIAS

EXPOSIÇÃO DOS PÕSTERES

APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO

FOYER

18/09

9h às 17h

15h10 às 16h10

Pôsteres de 01 a 30

19/09

9h às 17h

15h10 às 16h10

Pôsteres de 31 a 60

20/09

9h às 17h

15h10 às 16h10

Pôsteres de 61 a 90

* Conferir numeração dos pôsteres nesse livreto.

 


 

 

ENCONTRO COM ESPECIALISTAS


Eixo dos Encontros com Especialistas na SALA 01

“Educação de Surdos: produção e uso

bilíngue de recursos didáticos”

 

+ Dia 18/09

10h45 às 12h – Encontro com especialistas 01

AQUISIÇÃO DO LETRAMENTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS

Flaviane Melo de Anchieta

Patricia Barcelos Azevedo

Osilene Maria de Sá e Silva Cruz

 

 

16h20 às 17h30 – Encontro com especialistas 06

CIÊNCIAS E BIOLOGIA   CAMINHOS PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM PRÁTICA BILÍNGUE PARA SURDOS

Monique De Mattos Couto

 

 

 

 

 

+ Dia 19/09

9h às 10h – Encontro com especialistas 11

UTILIZAÇÃO DE RECURSOS BÁSICOS PARA PRODUÇÃO DE MATERIAL BILÍNGUE   LSB/LÍNGUA PORTUGUESA

Robson De Souza

Bruno Duarte De Souza

Ulrich Palhares Fernandes

Sheila Oliveira Silva

 

16h20 às 17h30 – Encontro com especialistas 16

DESVENDANDO OS ASPECTOS VISUAIS NA CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS E ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DA LIBRAS COMO SEGUNDA LÍNGUA

Tarcisio Torres Soares

Ludmila Veiga Faria Franco

Cristiaine Silva Ribeiro

 

 

 

+ Dia 20/09

9h às 10h – Encontro com especialistas 2

A ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA E A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ALUNOS SURDOS

Fernanda Beatriz Caricari De Morais

Osilene Maria De Sá e Silva Da Cruz

 

 

 

 

Eixo dos Encontros com Especialistas na SALA 02

“Educação de Surdos: saberes bilingues

em política, história e sociedade”

 

+ Dia 18/09

10h45 às 12h – Encontro com especialistas 02

ENSINO DE HISTÓRIA PARA ALUNOS SURDOS: PRODUTOS PEDAGÓGICOS E SABERES PRÁTICOS

Camilla Oliveira Mattos

Paulo José Assumpção Dos Santos

Paulo Roberto Martins Da Silva

Tuanny Dantas Lameirão

 

16h20 às 17h30 – Encontro com especialistas 07

DEBATES POLÍTICOS DA ATUALIDADE PARA ALUNOS SURDOS

Danielle Rodrigues De Oliveira

Priscila Silva Araujo

Denis Thiago Santos De Barros

Julia Michel Benjamin

Luana Ramos Sidi

 

+ Dia 19/09

9h às 10h – Encontro com especialistas 17

O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA ICONOGRAFIA DOS 160 ANOS DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS

Solange Maria Da Rocha

Claudeci Maria Da Silva

Flávia Santo Soares

Viviane Oliveira Silva

 

16h20 às 17h30 – Encontro com especialistas 12

VIVENDO A DIFERENÇA INTERVENÇÃO LÚDICA COM ALUNOS SURDOS SOBRE RESPEITO À DIVERSIDADE

Bruna Romano Gomes

Eduarda Larrúbia Franco Rocha

Jessica Paula De Magalhães Ferreira

Lucila Lima da Silva

Rosaria de Fatima Correa Maia

 

+ Dia 20/09

9h às 10h – Encontro com especialistas 17

OFICINA DE ALGUNS TERMOS E CONCEITOS PRESENTES NO DEBATE SOBRE RELAÇÕES RACIAIS NO BRASIL

Ricardo De Souza Janoario

Daniel De Souza Siqueira

Kemelly Regina Salles Vicente

Marcelle da Silva Agostinho

 

  

Eixo dos Encontros com Especialistas na SALA 03

“Educação de Surdos: saberes sobre práticas

de ensino de LIBRAS e Português na modalidade escrita”

 

+ Dia 18/09

10h45 às 12h – Encontro com especialistas 03

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA PARA SURDOS: ESTRATÉGIAS E POSSIBILIDADES COM A UTILIZAÇÃO DO WHATSAPP

Daniele Pereira Dos Santos Magon

 

 

 

 

16h20 às 17h30 – Encontro com especialistas 08

USOS DAS TIRINHAS "THAT DEAF GUY" ("AQUELE CARA SURDO") EM SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE INCLUSIVA E INTERCULTURAL

Giselly Dos Santos Peregrino

Alessandra Gomes Da Silva

 

 

 

 

+ Dia 19/09

9h às 10h – Encontro com especialistas 13

ENSINO DE LIBRAS L2 NA PROPOSTA DISCURSIVA

Andréa Dos Guimarães De Carvalho

Gilmar Marcelino Garcia

Kelly Francisca Da Silva Brito

Renata Rodrigue de Oliveira Garcia

 

16h20 às 17h30 – Encontro com especialistas 18

ABORDAGEM DO GÊNERO NOTÍCIA NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: PLANEJAMENTO E CONSTRUÇÃO DE UMA AULA

Aline Fernanda Alves Dias

Christiana Lourenço Leal

Lívia Letícia Belmiro Buscácio

Raquel Batista Santos

Verônica de Oliveira Louro Rodrigues

 

+ Dia 20/09

9h às 10h – Encontro com especialistas 23

JOGOS DIDÁTICOS: ESTRATÉGIAS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS COMO SEGUNDA LÍNGUA

Cristiaine Silva Ribeiro

Ludmila Veiga Faria Franco

Francieli De Carvalho Vicente

 

 

 


 

Eixo dos Encontros com Especialistas na SALA 04

“Educação de Surdos: saberes sobre mediação, avaliação

e educação online na perspectiva bilíngue”

 

+ Dia 18/09

10h45 às 12h – Encontro com especialistas 04

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O CONHECIMENTO CIENTIFICO

Letícia Fernandes Alvarenga Monteiro

Tathianna Prado Dawes

 

 

 

16h20 às 17h30 – Encontro com especialistas 09

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS COM OUTROS COMPROMETIMENTOS.

Alice Coutinho Pereira

Erica Paulla Santos Martins Soares

Paula Oggione Toledo De Paula

 

 

 

+ Dia 19/09

9h às 10h – Encontro com especialistas 14

AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PROVOCAÇÕES TEÓRICO PRÁTICAS UMA EDUCAÇÃO BILÍNGUE

Tiago Ribeiro

Luciana Andréia Rodrigues Furtado

 

 

 

16h20 às 17h30 – Encontro com especialistas 19

A EXPERIÊNCIA NA MEDIAÇÃO DE UM CURSO ON LINE BILÍNGUE DE PEDAGOGIA NO BRASIL

Keite Silva De Melo

Tiago Da Silva Ribeiro

Erica Esch Machado

Mara Aparecida de Castilho Lopes

Daniel César Azevedo Barboza

 

+ Dia 20/09

9h às 10h – Encontro com especialistas 24

A EXPERIÊNCIA COMO ALUNO EM UM CURSO ON LINE BILÍNGUE DE PEDAGOGIA NO BRASIL

Tiago Da Silva Ribeiro

Erica Esch Machado

Daniel César Azevedo Barboza

Keite Silva de Melo

Mara Aparecida de Castilho Lopes

 


 

Eixo dos Encontros com Especialistas na SALA 05

“Educação de Surdos: saberes sobre tradução,

artes e tecnologias”

 

+ Dia 18/09

10h45 às 12h – Encontro com especialistas 05

BUSCA E ACESSO A MATERIAIS DIGITAIS PARA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO REPOSITÓRIO DIGITAL HUET

Tania Chalhub

Gabriel Oliveira Da Silva

Tatiana Nascimento

 

 

16h20 às 17h30 – Encontro com especialistas 10

TEATRO, CINEMA E LIBRAS: DUAS LINGUAGENS E UMA LÍNGUA

Iasmyn Santos Ferreira

Samuel Oliveira Morais

Vita Sales

 

 

 

+ Dia 19/09

9h às 10h – Encontro com especialistas 15

“TRADUÇÃO E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO BILÍNGUE”

Mônica Raquel De Souza Lopez

 

 

 

 

16h20 às 17h30 – Encontro com especialistas 20

ASPECTOS PRÁTICOS DA TRADUÇÃO DE VÍDEOS EM LIBRAS PARA PORTUGUÊS ESCRITO

Eberson Dos Santos Sarmento

Teresa Dias Carneiro

 

 

 

 

+ Dia 20/09

9h às 10h – Encontro com especialistas 25

OFICINA DE TRADUÇAO PORTUGUÊS   LIBRAS: DUAS LÍNGUAS, DUAS MODALIDADES, MIL POSSIBILIDADES.

Diana Cristina Dantas Da Motta Do Nascimento

Adriana Baptista De Souza

Daniel Monteiro Pereira

 

 

 

 

 

MESAS REDONDAS + DEBATES

 

XXIII SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO DE SURDOS

“Diálogos entre Educação e Comunidades Surdas no Brasil”

  

 

– Mesas redondas da SALA 01 –

Dia 18/09

MESA 01 – 14h às 16h

“Educação de Surdos: narrativas Surdas em arte, educação e acessibilidade”

Mediador/a: Tomaz Beche Estivalete (INES)

PELAS MÃOS DOS SURDOS: NARRATIVAS SINALIZADAS DA HISTÓRIA DA LIBRAS EM BELÉM

Herminio Tavares Sousa Dos Santos

 

 

 

 

ACESSIBILIDADE CIENTÍFICO/CULTURAL COM E PARA SURDOS EM MUSEUS E/OU ESPAÇOS CULTURAIS E EDUCACIONAL.

Stella Regina Savelli

Vanessa Miro Pinheiro

 

 

 

CINECLUBE VENDO VOZES: EXIBIÇÕES DE PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICA EM LÍNGUA DE SINAIS COMO PONTE DE INTERVENÇÃO, FORMAÇÃO E IMERSÃO LINGUÍSTICA CULTURAL EM TORNO DAS COMUNIDADES SURDAS BRASILEIRAS CAPIXABAS

Iasmyn Santos Ferreira

Vita Sales

 

 

 

NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DE SURDOS NA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: OS PRIMEIROS FORMADORES EM LIBRAS NO RIO GRANDE DO NORTE

Amon Evangelista Dos Anjos Paiva

Ana Lúcia Oliveira Aguiar

 

 

 

ACESSIBILIDADE DE SURDOS EM MUSEUS NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA

Angélica Rodrigues

Tania Chalhub

 

 

 

 

Dia 19/09

MESA 06 – 10h às 12h

“Educação de Surdos: o ensino de ciências e matemática por instrução em LIBRAS”

Mediador/a: Tatiane Rodrigues Dias (INES)

TERMOS CIENTÍFICOS PARA ÁREA DA MICROBIOLOGIA EM LIBRAS

Julianna Camile Souza Da Costa

Nuccia Nicole Theodoro De Cicco

Erika Winagraski

Vivian Mary Barral Dodd Rumjanek

 

NOVAS PERSPECTIVAS DO ESPAÇO DE PESQUISA E ENSINO DE CIÊNCIAS APLICADAS DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS

Ana Claudia Da Fonseca Flores

Aline Gomes Da Silva

Tiago Ribeiro

Flavio Eduardo Pinto da Silva

 

ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: POTENCIALIDADES DE AÇÕES INTERDISCIPLINARES POR MEIO DE UM VIÉS CTS.

Renata Barbosa Dionysio

Renata Chrispino

Luis Gustavo Magro Dionysio

Alvaro Chrispino

 

EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS: POR QUAL PONTE CRUZAR?!

Duanne Antunes Bomfim

 

 

 

 

MATEMÁTICA NO DIA A DIA

Edson Akira Yahata

Marta Gonzalez Lopez

Paulo André Bulhões

 

 

 

MESA 11 – 14h às 16h

“Educação de Surdos: produções didáticas e terminológicas

no contexto das Línguas e Culturas Surdas”

Mediador/a: Tomaz Beche Estivalete (INES)

ESTRATÉGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS PARA AUXÍLIO DA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA PARA ALUNOS SURDOS

Luciane Cruz Silveira

Marcela Leal Junqueira Pinheiro

 

 

 

A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL VOLTADO PARA O ENSINO DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM BASE NO USO DA FERRAMENTA ISPRING

Gabriel Lélis Cordeiro Do Carmo

 

 

 

 

PROPOSTA DE UM GLOSSÁRIO SEMIBILINGUE LIBRAS/PORTUGUES DE TERMOS DA CONFEITARIA.

Márcia Helena Ribeiro Snoeijer

 

 

 

 

ICÔNICO OU ARBITRÁRIO? MOTIVADO OU IMOTIVADO? PROBLEMATIZANDO E (RE)DISCUTINDO ESSES CONCEITOS NA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Davi Vieira Medeiros

Aline Garcia Rodero Takahira

 

 

 

O NOME DE LUGARES NA LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA E A ANÁLISE DE TRÊS LOCALIDADES DO ESTADO DO PARÁ

Mirlene Marques Chaves

Huber Kline Guedes Lobato

 

 

 

 

Dia 20/09

Mesa 16 – 10h às 12h

“Educação de Surdos: considerando experiências e sentimentos

sobre o Ser Surdo no Ensino Superior”

Mediador/a: Cíntia Ingrid Macedo (INES)

PLATAFORMA ACADÊMICA E O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO DO ESTUDANTE SURDO DO ENSINO SUPERIOR

Michele Da Silva Ferreira Grativol

Dra Helena Carla Castro

Dra Wilma Favorito

 

 

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM ESCOLAS INCLUSIVAS: IMPACTOS E PERSPECTIVAS

Duanne Antunes Bomfim

 

 

 

 

RELATO DE EXPERIÊNCIA: A EMOÇÃO DE SER O PRIMEIRO SURDO A FAZER LICENCIATURA EM TEATRO

Matheus Almeida Ferreira Costa

Cristiaine Silva Ribeiro

 

 

 

CONTRIBUIÇÃO DA MEDIAÇÃO PARA A CONSTITUIÇÃO DA AUTONOMIA DISCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA BILÍNGUE ON LINE DO INES

Keite Silva De Melo

Daniel César Azevedo Barboza

Mara Aparecida De Castilho Lopes

Erica Esch Machado

Tiago da Silva Ribeiro

A EXPERIÊNCIA DO ENSINO DE LIBRAS ONLINE NO CURSO DE PEDAGOGIA BILÍNGUE

Luciane Cruz Silveira

Eliza Teles Dos Santos Pereira

 

 

 

 


 

– Mesas redondas da SALA 02 –

Dia 18/09

MESA 02 – 14h às 16h

“Educação de Surdos: discutindo interseccionalidades Surdas

em movimentos sociais, gênero e esportes”

Mediador/a: Jessica Seixas Pereira Meirelles (INES)

LUTAS E RESISTÊNCIAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DOS SURDOS PELA GARANTIA DA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Luiz André Brito Coelho

Marcelo Elisio Vasicki

Silvana Elisa De Morais Schubert

 

 

A INTERSECCIONALIDADE DAS MULHERES SURDAS

Lygia Portilho Neves

Gleice Do Nascimento Genaro

 

 

 

SURDOLIMPÍADAS: UMA ANÁLISE SOBRE A INCLUSÃO DO ATLETA SURDOLÍMPICO NO ESPORTE BRASILEIRO

Jacqueline Aparecida Félix Dos Santos Jordão

Luciane Cruz Silveira

 

 

 

DISCUTINDO GÊNERO NA ESCOLA BILÍNGUE: PARA ALÉM DO AZUL E DO ROSA

Peterson Da Rosa Costa

Fernanda Pereira Guimaraes

Alexandre Da Costa Fraga

 

 

REFLEXÕES PÓS ESTRUTURALISTAS DO PAPEL DA MULHER NA SOCIEDADE: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE IMAGENS DO LIVRO PATINHO SURDO

Lygia Portilho  Neves

Renata Barbosa Dionysio

 

 

 

 

Dia 19/09

MESA 07 – 10h às 12h

“Educação de Surdos: reflexões socio-históricas sobre

processos de subjetivação e da Pessoa Surda”

Mediador/a: Alexandro Fonseca dos Santos (INES)

CURSOS DE FORMAÇÃO/ESPECIALIZAÇÃO DE PROFESSORES DE DEFICIENTES AUDITIVOS, NAS DÉCADAS DE 1950 A 1980: INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (BRASIL) E INSTITUTO JACOB RODRIGUES PEREIRA (PORTUGAL)

Geise De Moura Freitas

 

 

 

 

A IGREJA, A CARIDADE, O ENSINO NA EDUCAÇAO DE SURDOS UM OLHAR SOBRE O CONGRESSO DE SURDOS DE PARIS DE 1900 E SUAS NUANCES

Renato Celestino Guedes

 

 

 

 

EXPERIÊNCIA DE UM SURDO DA ZONA RURAL DE MOSSORÓ/RN: UM APRENDIZADO (AUTO) BIOGRÁFICO

Ana Lúcia Oliveira Aguiar

Mifra Angélica Chaves Da Costa

Camila Da Morais Da Rocha

Charles Lamartine de Sousa Freitas

Francinilda Honorato dos Santos

ARQUITETURA ESCOLAR E AS PRÁTICAS DE SUBJETIVAÇÃO DE DIFERENTES MODOS DE SER SURDO

Eliane Telles De Bruim Vieira

Lucyenne Matos Da Costa Vieira Machado

 

 

 

SURDOLIMPÍADAS: MEMÓRIAS DA PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA (1993 - 2017)

Marco Aurelio Rocha Di Franco

Gisele Maciel Monteiro Rangel

 

 

 

 


 

MESA 12 – 14h às 16h

“Educação de Surdos: práticas acessíveis para diminuição

da desigualdade linguística de Surdos sinalizantes”

Mediador/a: Leandro Elis Rodrigues (INES)

ACESSIBILIDADE PARA PESSOAS SURDAS NO JUDICIÁRIO: EMANCIPAÇÃO POLÍTICA E LIMITES NO CONTEXTO DO CAPITAL

Mariana Marques Da Hora

Estenio Ericson Botelho De Azevedo

 

 

 

RELAÇÃO FAMÍLIA ESCOLA: UMA PARCERIA EDUCATIVA NA ORIENTAÇÃO PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE SEXUAL DST AIDS DE ALUNOS SURDOS

Adriana Lopes Do Espírito Santo

Celeste Azulay Kelman

 

 

 

O DIREITO DA PESSOA SURDA NO PLANO SUBNACIONAL: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA DA AUTONOMIA DOS ESTADOS MEMBROS

Mirella Correia E Sá Cavalcanti

Marcelo Labanca Corrêa De Araújo

 

 

 

CENTRAL CARIOCA DE INTÉRPRETE DE LIBRAS

Gabriel Sampaio Verissimo

Viviane Da Silva Pinheiro

 

 

 

PERSPECTIVAS DE ACESSIBILIDADE AO PROITEC EM LIBRAS

Jean Carlos Dias Ferreira

 

 

 

 

 

Dia 20/09

MESA 17 – 10h às 12h

“Educação de Surdos: a educabilidade em filosofia, ciências

e geografia na perspectiva bilíngue de Surdos”

Mediador/a: Renata Carvalho Rocha (INES)

ACESSIBILIDADE COM E PARA SURDOS EM DEBATES FILOSÓFICOS QUE PERMEIAM TEMAS ATUAIS ATRAVÉS DA EXIBIÇÃO DE FILMES E PALESTRAS

Stella Regina Savelli

Vanessa Pinheiro

Simone Conforto

Simonne Marques

Gabriel Savelli Soares

MÃOS EM PESQUISA: EXPERIÊNCIA DE FEIRA DE CIÊNCIAS COM ALUNOS SURDOS DO CAS   MOSSORÓ/RN

Giany Paiva Pedrosa

Mifra Angélica Chaves Da Costa

 

 

 

EXPOSIÇÃO ARTE & INSETOS, INSETOS &ARTE: TRANSVERSALIZANDO O CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS

Ana Flores Fonseca

Aline Gomes Da Silva

Flávio Eduardo Pinto Da Silva

Stella Savelli

Tiago Ribeiro

INTRODUÇÃO DO PLANETÁRIO EM LIBRAS NA CASA DA DESCOBERTA

Bruna Wendhausem Enne

Erica Cristina Nogueira

João Paulo Ferreira Da Silva

 

 

PRODUÇÃO DE JOGOS E MAPAS DIDÁTICOS BILÍNGUES DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PARA DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO DE ALUNOS SURDOS

Vanessa Alves De Sousa Lesser

Ana Regina E Souza Campello

 

 

 

 

 


 

– Mesas redondas da SALA 03 –

 

Dia 18/09

MESA 03 – 14h às 16h

“Educação de Surdos: reflexões linguísticas e práticas

de letramento bilíngue (LIBRAS/Português escrito)

Mediador/a: Elaine Maria de Lima Bulhões (INES)

ESTRATÉGIAS VISUAIS NO ENSINO DE PORTUGUÊS PARA CRIANÇAS SURDAS: UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS DAS ESCOLAS BILÍNGUES DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA

Renata Castelo Peixoto

 

 

 

 

A IMPORTÂNCIA DE MATERIAIS DIDÁTICOS E DE MÉTODOS PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO L2.

Geane Alves Pereira

Patrícia Dos Santos Tuxi

 

 

 

EXPRESSÃO POR EMOÇÃO: UMA ABORDAGEM COGNITIVA DE ADJETIVOS EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Glenia Aguiar Belarmino Da Silva Sessa

 

 

 

 

LETRAMENTO EM LÍNGUA DE SINAIS: AS PRÁTICAS SOCIAIS DE LINGUAGEM COMEÇAM EM CASA

Desirée De Vit Begrow

Ariel D’eça Moreira Gonçalo Da Silva

Fernanda Gomes De Jesus Meireles

 

 

AMPLIANDO O CONTATO COM A LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA: CONHECENDO OS GÊNEROS TEXTUAIS

Ingrid Julliane Freires Sartori Barbosa

Janaina Tunussi De Oliveira

Cássia Geciauskas Sofiato

 

 

 

 

Dia 19/09

MESA 08 – 10h às 12h

“Educação de Surdos: experiências e práticas

em tradução e interpretação de LIBRAS”

Mediador/a: Cíntia Ingrid Macedo (INES)

EXPERIÊNCIAS EM TRADUÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS/LIBRAS DA UFRJ

Diana Cristina Dantas Da Motta Do Nascimento

Adriana Baptista De Souza

Daniel Monteiro Pereira

 

 

TRADUÇÃO ESPECIALIZADA PARA LIBRAS EM ESPAÇOS DE CIÊNCIA

Pedro Henrique Witchs

Ana Carla Kruger Leite

 

 

 

TRADUÇÃO OU INTERPRETAÇÃO? PROPONDO MODELOS DE TRADUÇÃO PARA A LIBRAS

Isaac Gomes Moraes De Souza

Natállia Maia Silva Moraes De Souza

 

 

 

TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS EM MÍDIAS TELEVISIVAS

Beatriz Santanna Canuto

Natália Francisca Frazão

Hélio Fonseca De Araujo

 

 

O POSICIONAMENTO DO INTÉRPRETE DE LÍNGUAS DE SINAIS EM ESPETÁCULOS TEATRAIS

Samuel De Oliveira Morais

Jefferson Bruno Moreira Santana

 

 

 

 

 

 

MESA 13 – 14h às 16h

“Educação de Surdos: estudos educacionais em acessibilidade

comunicacional, educação online e múltiplas deficiências”

Mediador/a: Andreza da Silva Gonçalves Raphael (INES)

A ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA/ SURDA NO CONTEXTO DA EAD, NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS   IFAM

Jurandir Ferreira Dos Santos Neto

 

 

 

 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REDE MUNICIPAL DE NATAL: PRÁTICAS DE LETRAMENTO A PARTIR DO USO DE UMA FONTE BILÍNGUE DE COMPUTADORES

Maria José Silva Lobato

 

 

 

 

O FEEDBACK NA AVALIAÇÃO ON LINE: BUSCANDO COERÊNCIA COM A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Keite Silva De Melo

Mara Aparecida De Castilho Lopes

Erica Esch Machado

Daniel César Azevedo Barboza

Tiago da Silva Ribeiro

USO DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO ATENDIMENTO DE ALUNOS COM MÚLTIPLAS DEFICIÊNCIA INCLUINDO SURDEZ NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL

Maria De Fátima De Oliveira Freitas Barbosa

Jociene Martins Matheus Da Silva

Dagmar De Mello E Silva

Helena Carla Castro

 

ELABORAÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO NO LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NA PERSPECTIVA DA CONSTRUÇÃO DO SABER DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS MÚLTIPLAS

Cássia Maria Da Silva De Amaral

 

 

 

 

 

 

Dia 20/09

MESA 18 – 10h às 12h

“Educação de Surdos: relações entre os ambientes

educacionais e a construção das Identidades Surdas”

Mediador/a: Tomaz Beche Estivalete (INES)

CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE SURDOS UNIVERSITÁRIOS POR MEIO DE GÊNEROS ACADÊMICOS

Laralis Nunes De Sousa Oliveira

 

 

 

 

A MEMÓRIA DE TRABALHO EM ESCOLARES SURDOS DO PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Eduarda Larrúbia Franco Rocha

Rosinda Oliveira

Jane Correa

 

 

A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE SOB O PONTO DE VISTA DA PESSOA SURDA

Adriana Da Silva Souza

 

 

 

 

A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE ALFABETIZADOR NO PROCESSO DE LETRAMENTO DA CRIANÇA SURDA

Luciana Da Silva Goudinho

Renata Ferreira Da Silva

 

 

 

AVALIAÇÃO ESCOLAR NAS SÉRIES INICIAIS, REFLEXÕES SOBRE ESTRATÉGIAS PRATICADAS

Camila Barreto Constantino Fortes

Patricia Da Costa Menezes Miranda

 

 

 

 

 

 


 

– Mesas redondas da SALA 04 –

Dia 18/09

MESA 04 – 14h às 16h

“Educação de Surdos: reflexões sobre a LIBRAS em

contextos de ensino, aquisição e instrução”

Mediador/a: Alexandro Fonseca dos Santos (INES)

A INSERÇÃO DA DISCIPLINA DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) NOS CURSOS DE LICENCIATURA: DAS POLÍTICAS PÚBLICAS AO MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES

Deonisio Schmitt

Lúcia Loreto Lacerda

 

 

 

OUVINTES APRENDENDO LIBRAS: POTENCIALIDADES E LIMITES DA UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS DE TRADUÇÃO

Patricia Rafaela Otoni Ribeiro

 

 

 

 

CENTRO ESTADUAL DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES E ATENDIMENTO AO SURDO DE MOSSORÓ: AMBIENTE LINGUÍSTICO E PEDAGÓGICO ADEQUADO AO ENSINO DE LIBRAS PARA O SURDO

Artur Maciel De Oliveira Neto

 

 

 

 

A PROVOCAÇÃO DA LIBRAS NO CENÁRIO UNIVERSITÁRIO: PROMOVENDO DEBATES NO MEIO ACADÊMICO

Ludmila Veiga Faria Franco

Cristiaine Silva Ribeiro

Daniele Pereira Dos Santos Magon

 

 

REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO

NO CURSO DE LIBRAS DO INES

Rejane Silvéria

Ana Paula Teles

 

 

 

 

 

Dia 19/09

MESA 09 – 10h às 12h

“Educação de Surdos: reorientações profissionais

nos contextos de encontro com as Comunidades Surdas”

Mediador/a: Isabele Maia Barboza (INES)

A FORMAÇÃO CONTINUADA NA CONSTITUIÇÃO DO TRABALHO DOCENTE INCLUSIVO PARA SURDOS

Janaína Tunussi De Oliveira

Nelma Cristina De Carvalho Francisco

 

 

 

COMPOSIÇÕES POSSÍVEIS: TRAVESSIAS NO PLURIVERSO DOS ENCONTROS COM A SURDEZ

Lucila Lima Da Silva

Marcia Moraes

 

 

 

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO INTÉRPRETE DE LIBRAS: DESAFIOS NO CAMPO PROFISSIONAL.

Vanessa Jose Riva Do Nascimento Mandriola

Caio Teixeira Brandão

Pedro Humberto Faria Campos

 

 

PEDAGOGO BILÍNGUE, PARA QUÊ?

Gabriel Oliveira Da Silva

 

 

 

 

INSERÇÃO NA ÁREA ADMINISTRATIVA PARA SURDOS E DEFICIENTES AUDITIVOS

Larissa Jorge

Lidiane Helena Reinaldo Franco

 

 

 

 

 

 

 

 

MESA 14 – 14h às 16h

 

“Educação de Surdos: refletindo sobre os laços de pertencimento,

diálogo e afeto entre Pessoas Surdas e suas famílias”

Mediador/a: Jessica Seixas Pereira Meirelles (INES)

ORIENTAÇÃO A FAMÍLIAS DE CRIANÇAS SURDAS EM UMA VISÃO SOCIOANTROPOLÓGICA: PSICÓLOGA SURDA COMO APOIADORA DA PRÁTICA PROFISSIONAL

Luciana Dantas Ruiz

Priscila Starosky

 

 

 

PAIS – PROJETO PARA ACOLHIMENTO, INFORMAÇÃO E SUPORTE A FAMILIARES DE CRIANÇAS SURDAS

Desirée De Vit Begrow

Manuela Moreira Da Silva Pereira

Emylle Barbosa Bomfim De Almeida

Luana Pinho Ribeiro

 

A HISTÓRIA DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS DO INES – APINES, GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – PNE.

Rosaria De Fatima Correa Maia

Leonardo Veloso

Antônio Soares De Carvalho Junior

 

 

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: UMA PONTE DE AMOR ENTRE PAIS OUVINTES E FILHOS SURDOS

Lidiane Helena Reinaldo Franco

 

 

 

 

A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM SUJEITOS SURDOS FILHOS DE PAIS OUVINTES

Daniel Henrique Scandolara

Emanuelle Schmitt

Saionara Figueiredo

Ana Paula Jung

 

 

Dia 20/09

MESA 19 – 10h às 12h

“Educação de Surdos: temas para construção de uma

escola de Surdos em uma perspectiva bilíngue e crítica”

Mediador/a: Cristiane Carpinteiro Lamarão INES)

EDUCAÇÃO DE SURDOS E CURRÍCULO CRÍTICO: CONSTRUINDO UMA ESCOLA QUE PRECONIZE O LETRAMENTO ATRAVÉS DO BILINGUISMO

Sara Dos Santos Rodrigues

Viviane Da Silva Pinheiro

 

 

 

SURDEZ, CULTURAS E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL   DIÁLOGOS POSSÍVEIS

Marise Porto Gomes

 

 

 

 

FRUIÇÃO SURDA: REFLEXÕES SOBRE A ARTE EM LÍNGUA DE SINAIS E O DIREITO A LITERATURA

João Ricardo Bispo Jesus

 

 

 

 

A EDUCAÇÃO SEXUAL DA CRIANÇA SURDA

Márcia De Mesquita Cardoso

 

 

 

 

 

 


 

– Mesas redondas da SALA 05 –

 

Dia 18/09

MESA 05 – 14h às 16h

“Educação de Surdos: políticas linguísticas em

tecnologia, tradução e estudos da linguagem”

Mediador/a: Camila Lopes do Nascimento (INES)

POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DE PSL PARA OS SURDOS NO BRASIL.

Rosenir Martins Nunes Chaves

Patrícia Dos Santos Tuxi

 

 

 

O USO DO RASTREADOR OCULAR COMO ESTRATÉGIA DE INVESTIGAÇÃO DO PROCESSAMENTO DE SENTENÇAS EM LÍNGUAS DE SINAIS BRASILEIRA

Aline Fernanda Alves Dias

 

 

 

 

O TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS E A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO CONTEXTO BILÍNGUE

Luiz André Brito Coelho

Marcelo Elisio Vasicki

Talícia Do Carmo Galan Kuhn

 

 

REDE LIBRAS: APLICATIVO QUE REÚNE UM CATÁLOGO DE PROFISSIONAIS E SERVIÇOS BILÍNGUES DISPONÍVEIS PARA ATENDER À COMUNIDADE SURDA DE DIVERSOS ESTADOS BRASILEIROS

Sara Dos Santos Rodrigues

Luciane Rangel Rodrigues

 

 

 

ConfigurAÇÃO!

Bruna Wendhausem Enne

Katharina Knupp Poll

Gabriela Merino Alvarez De Carvalho

Luíza Barbosa Aguiar

 

 

Dia 19/09

MESA 10 – 10h às 12h

“Educação de Surdos: linguagens artísticas

e práticas bilíngues de ensino”

Mediador/a: Daniela Carvalho Cruz (INES)

TEATRO E EDUCAÇÃO: ESTUDO DE CASO

Tamires Lopes Da Fonseca Ramalho

Gabriel Ramos Da Silva

 

 

 

CINEMA: O ENSINO DE GEOGRAFIA A 24 QUADROS POR SEGUNDO PARA ALUNOS SURDOS.

Fabio Rodrigues Pereira

 

 

 

 

TEATRO EM LÍNGUAS DE SINAIS

Luciana Fernandes Von Schroeter

 

 

 

 

PROJETO ESTAMPE SE: SÉRIE GRAFISMOS INDÍGENAS

Maria Lucia Vignoli Rodrigues De Moraes

Joana Da Costa Lyra

Ana Adelaide Lyra Porto Balthar

 

 

OLHARES ACERCA DE MUSICALIDADE EM ESCOLA DE SURDOS NO AMAZONAS

Larissa Da Silva Brito

Celeste Azulay Kelman

 

 

 

 

 

 

 

MESA 15 – 14h às 16h

“Educação de Surdos: casos em ensino de literaturas,

línguas estrangeiras e escrita de Línguas de Sinais”

Mediador/a: Vanessa Alves Sousa Lesser (INES)

“UM MENINO DO BRASIL”: VIDEOLIVRO PARADIDÁTICO BILÍNGUE PARA JOVENS SURDOS

Carla Silva Souza

Flávia Luiza Fernandes Caldas

Bárbara Camila De Souza Carvalho

Vanessa Alves de Sousa Lesser

Tássia Alessandra de Souza Ferraz

LITERATURA E LIBRAS: UMA EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO QUE DEU CERTO

Luciana Da Silva Goudinho

Letícia Pinto Dos Santos

Renata Ferreira Da Silva

 

 

LITERATURA E BRINCADEIRA: A IMPORTÂNCIA DO SIMBÓLICO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA SURDA

Aline Cristine Xavier Da Silva Castro

Maria Carmen Euler Torres

 

 

 

O ENSINO DO FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA AO PÚBLICO SURDO BRASILEIRO A PARTIR DE UMA ABORDAGEM PLURAL

Juliana Rodrigues De Castro

 

 

 

 

PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS SURDOS BILÍNGUES EM ESCRITA DA LÍNGUA DE SINAIS, NO SISTEMA SIGNWRITING

Fernando Henrique Fogaça Carneiro

Priscila De Abreu Bortoletti

Deisi Cristina Gollo Marques Vidor

 

 

 

Dia 20/09

MESA 20 – 10h às 12h

 

“Educação de Surdos: diferenças surdas e os desafios

para uma educação intercultural, inclusiva e bilíngue”

Mediador/a: Weslei da Silva Rocha (INES)

OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DE UM ESTUDANTE SURDOCEGO NO ENSINO REGULAR

Priscilla Dos Santos Moreira

 

 

 

 

OS DESAFIOS DA MEDIAÇÃO ESCOLAR DIANTE DO CONTEXTO BILINGUE   ALUNOS SURDOS COM COMPROMETIMENTOS

Andreia Galloulckydio

Juliana Paulino Gomes

Jurema Santos Souza

Lygia Portilho Neves

Raquel de Morais Ramos.

IMERSÃO À CULTURA DO SURDO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO

Viviane Galvão Botelho

Kely Guimarães Rosa

 

 

 

ESTUDANTES SURDOS NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE ACESSIBILIDADE LINGUÍSTICA NO CURSO DE LETRAS LIBRAS/ LÍNGUA PORTUGUESA DA UFRN

Gisele Oliveira Da Silva Paiva

 

 

 

 

O INES E SUA REPRESENTATIVIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL, SOCIAL E CULTURAL BRASILEIRO A PARTIR DE UMA ANÁLISE DISCURSIVA SISTÊMICO FUNCIONAL

Osilene Cruz

Monica Martins

Maiely Dias

Luiza Negreiros

Alana Mendonca

 

 

 

EXPOSIÇÃO DE

PÔSTERES

 

SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO DE SURDOS

“Diálogos entre Educação e Comunidades Surdas no Brasil”

 

 

*OBS: os pôsteres devem ser colocados pelos autores nos suportes em local indicado pela comissão antes das 10h e ser retirado no final do dia entre 17h e 17h30.

 

 

 

Dia 18/09 – Apresentação de pôster #01

1

CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA E DO CINEMA PARA O TRABALHO COM A LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS

Alessandra Gomes Da Silva

Maria Lúcia Martins Da Cunha

Ronaldo Gonçalves De Oliveira

   

2

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Aline França Dos Santos

Gabrielli Afonso Serafim

Vanessa Dos Santos Galvão Noronha

   

3

LÍNGUAS, IDENTIDADES E REPRESENTAÇÕES NO CURSO SUPERIOR BILÍNGUE DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES)

Andreza Barboza Nora

       

4

AS REPRESENTAÇÕES DOS TILS EM FILMES COM TEMÁTICA SURDA

Daniel Monteiro Pereira

       

5

PROSÓDIA E SIGMANULÓGIA NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS TERMINOLÓGICOS DA LÍNGUA DE SINAIS BRSILEIRA

Lucio Lugao De Macedo

Wagner Cabral dos Santos

     

6

O INTERPRETE DE LIBRAS NO ATENDIMENTO EM DELEGACIAS À MULHERES SURDAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Maria Auxiliadora Bezerra De Araújo

Silvana

Aguiar

     

7

DIÁLOGOS POSSÍVEIS NO PROCESSO EDUCACIONAL DE SURDOS ATRAVÉS DE FÁBULAS DA LITERATURA INFANTIL: "O RUGIDO DO LEÃO", UMA HISTÓRIA BILÍNGUE.

Adriane Dos Prazeres Vieira

Mériba Dos Prazeres Ferreira Santos

Duanne Antunes Bonfim

   

8

COMUNICAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE: PERCEPÇÕES DE SUJEITOS SURDOS DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS

Alane Santana Santos

Arlindo José Freire Portes

     

9

O SURDO NA PREVIDÊNCIA SOCIAL: UMA ANÁLISE DA APOSENTADORIA POR IDADE E POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA GEXMOS – GERÊNCIA EXECUTIVA DE MOSSORÓ RN.

Alcimara Maria De Oliveira Maciel

       

10

LIBRAS COMO FORMAÇÃO OBRIGATÓRIA NA ESCOLA INCLUSIVA: CAMINHOS DO MUNICÍPIO DE SAQUAREMA PARA USO E DIFUSÃO

Alex Sandro Lins Ramos

       

11

O CURRÍCULO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFF NA FORMAÇAO DE PEDAGOGOS: SURDEZ E CURRÍCULO

Alex Sandro Lins Ramos

       

12

RELAÇÃO PEDAGÓGICA PROFESSOR, INTÉRPRETE DE LIBRAS E ALUNO SURDO NO ENSINO SUPERIOR

Ana Lúcia Oliveira Aguiar

Mifra Angélica Chaves Da Costa

Charles Lamartine De Sousa Freitas

Francinilda Honorato dos Santos

José Evangelista de Lima

13

IFSC CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE   ENSINO SUPERIOR EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL VOLTADA À PERSPECTIVA BILÍNGUE LIBRAS/LP

Ana Paula Jung

Simone Gonçalves De Lima Da Silva

Daniel Henrique Scandolara

Emanuelle Schmitt

 

14

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS PARA ALUNOS AUTISTAS SURDOS A PARTIR DA PEDAGOGIA VISUAL

Ana Paula Xavier

Angela Simone De Mattos Esteves

Gabriel Pigozzo Tanus Cherp Martins

Tatiana Gregório Campos

 

15

FORMAÇÃO E DOCÊNCIA DE PROFESSORES DE LIBRAS: DISCUSSÕES E REFLEXÕES ATUAIS

Andréa Dos Guimarães De Carvalho

Gilmar Garcia Marcelino

Renata Rodrigues De Oliveira Garcia

   

16

ACESSIBILIDADE URBANA: UMA ANÁLISE SOBRE A MOBILIDADE NO BAIRRO BOA VISTA EM MOSSORÓ RN

Artur Maciel De Oliveira Neto

Alcimara Maria De Oliveira Maciel

     

17

ENSINO DE LIBRAS PARA SURDOS NO AEE DO CAS MOSSORÓ/RN

Artur Maciel De Oliveira Neto

       

18

O USO DE ESPAÇOS NÃO ESCOLARES PARA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA POR SURDOS SINALIZANTES: AVALIANDO O ESTADO DA ARTE

Bruna Carla Domingues Fernandes

Tania Chalhub De Oliveira

     

19

JOGO DE TRILHA PARA SURDOS: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO VISUAL POR MEIO DA BRINCADEIRA

Bruna Vianna Da Cruz Arruda

Rosana Maria Do Prado Luz Meireles

     

20

UMA HISTÓRIA, DIVERSAS POSSIBILIDADES: O TRABALHO COM GÊNERO DA LITERATURA INFANTIL NUMA PERSPECTIVA DE ENSINO BILÍNGUE PARA SURDOS NO 1 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Camila Barreto Constantino Fortes

Hérica Moreira Ribeiro

     

21

PARADIDÁTICO EM LIBRAS: DISSEMINANDO INFORMAÇÕES ON LINE SOBRE A FEBRE AMARELA

Carla Silva Souza

       

22

DIGITALIBRAS: UM MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL ESPECIALIZADO PARA ENSINO DE ALUNOS COM SURDOCEGUEIRA

Carlos Antônio De Carvalho Pinto

Indira Stephanni Cardoso Santos Da Silva Berlim

Thaís Ferreira Bigate

Flávia Mara Teixeira Miranda

 

23

A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR MEDIADOR NO CONTEXTO EDUCACIONAL DO ALUNO SURDO COM ESPECIFICIDADES

Claudia Maria Mendonça Monteiro

Diana Daphne Dos Santos Ramos Lindgren

     

24

VERSATILIDADES LITERÁRIAS: UMA BIOGRAFIA EM DESTAQUE

Daniel Monteiro Pereira

       

25

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E ESCRITA DA LIBRAS

Daniele Dos Santos Barreto

Adriana Stella Cardoso Lessa De Oliveira

     

26

AS AUTOBIOGRAFIAS DE LABORIT E VILHALVA: DA NARRATIVA INTIMISTA À ANÁLISE COMPARATISTA DA CONDIÇÃO FEMININA SURDA

Danielle Reis Araujo

       

27

GEOCIÊNCIAS EM LIBRAS

Deusana Maria Da Costa Machado

Aline Rocha De Souza Ferreira De Castro

     

28

O ESTÁGIO E A PESQUISA NA FORMAÇÃO DO TRADUTOR PORTUGUÊS   LIBRAS

Diana Cristina Dantas Da Motta Do Nascimento

Adriana Baptista De Souza

Daniel Monteiro Pereira

   

29

EIXOS DE DEBATES GLOTOPOLÍTICOS NA REVISTA DA FENEIS: O INSTRUMENTO DIFUSOR DE IDEOLOGIA LINGUÍSTICA, A COMUNIDADE SURDA E A LÍNGUA DE SINAIS

Edilene De Melo Teixeira

       

30

AS REPRESENTAÇÕES DAS CRIANÇAS SURDAS NA LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA

Elen Núbia De Lima Campos

Erica Esch Machado

     

 

 

Dia 19/09 – Apresentação de pôster #02

31

VÍDEO AULAS COM INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS: UMA FERRAMENTA PARA INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NO EMI DO IFF CAMPUS MACAÉ

Elioenai Mônica De Jesus Santos Duarte

Maysa Franco Zampa

     

32

RELATO DE EXPERIÊNCIA: DESVENDANDO A LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS

Estêvam Farias Sá

Haila Lopes De Sousa

Lucas Vilaça Ribeiro

Priscila Santos Araujo

Rafael Monteiro da Silva

33

CURSO LIVRE DE PORTUGUÊS ESCRITO COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS

Euder Arrais Barretos

Artur Moraes Da Costa

Maria Cecília Silva Ribeiro

   

34

TECNOLOGIAS DIGITAIS NO COTIDIANO ESCOLAR DE PROFESSORES E ALUNOS SURDOS

Fabiano Guimarães Da Rocha

Keles Firmina Rosa Soares

Stella Maria Peixoto De Azevedo Pedrosa

   

35

AÇÕES AFIRMATIVAS X ACESSO E PERMANÊNCIA DE ALUNOS  SURDOS NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM ES

Flavia Da Silva Gomes

Karoline Da Silva Gomes

     

36

ATIVIDADE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA SURDOS ASSOCIANDO IMAGENS E PALAVRAS

Gabriela Bastos Neumann Leitão

Mariana Olaya Lourenço Leal

Maíra Soares Henriques

Tathianna Prado Dawes

 

37

A IMPORTANCIA DO ENSINO DA LIBRAS PARA SURDOS E OUVINTES NAS ESCOLAS REGULARES

Gledson Freire Cavalcante

Maria Geiza Ferreira Freire

Lidiane Karla Bezerra Souto

   

38

LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS DO 5º ANO DO PNLD COM ACESSIBILIDADE EM LIBRAS: PRIMEIRAS REFLEXÕES

Graciete Marcolina Figueiredo Coelho

Alice Coutinho Perreira

Ruth Braga De Aguiar

Renata Barbosa Dionysio

 

39

SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL: APOIO MATEMÁTICA AOS ESTUDANTES SURDOS INSERIDOS NO IFAM/CMC

Gustavo Jurema Ferreira Borges

Patricia Lucena De Lavor

     

40

CURSO DE LIBRAS PARA OUVINTES – SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS UFSJ

Iamê Rezende Ferreira

Stelly Laura De Souza Andrade

Rosely Lucas De Oliveira

José Jacy Costa Júnior

 

41

SOLETRA LIBRAS 2018   SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS UFSJ

Iamê Rezende Ferreira

Daiane Bispo Gonçalves

Andréa Martins Do Nascimento

Rosely Lucas de Oliveira

 

42

LIBRAS: PESQUISA COM OUVINTES UNIVERSITÁRIOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE DO RIO DE JANEIRO

Ivan Galhano Neto

João Pedro Rangel Diniz

João Paulo Ferreira Da Silva

   

43

LIBRASON   PLATAFORMA DE APOIO AO PROFESSOR NO ENSINO DE LIBRAS COMO SEGUNDA LÍNGUA

Jacileia Nascimento Soares

Caio Alexandre de Sousa Ramos

Glaucielle Celestina De Sá

Iury Gomes de Oliveira

 

44

SETEMBRO AZUL: CIDADANIA E IDENTIDADE SURDA

Jacqueline Aparecida Félix Dos Santos Jordão

Marcele Félix Dos Santos Jordão

Leandro De Azevedo

   

45

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DE ESTUDANTE SURDO NA GRADUAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA NO CAMPUS UFRJ MACAÉ: UMA EXPERIÊNCIA EM ANDAMENTO

Jane De Carlos Santana Capelli

Inês Leoneza De Souza

Cristiane Regina Silva Dantas

Raquel Silva de Paiva

Valéria nunes Belmont

46

O USO DA MULTIMODALIDADE COMO ESTRATÉGIA NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA DE SURDOS

Joana Correia Saldanha

Luis Gustavo Magro Dionysio

Cirlene Moreira Vasconcellos

   

47

BILINGUISMO E MULTICULTURALISMO EM EDUCAÇÃO DE SURDOS E O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO L2

João Paulo Da Silva Nascimento

Danielle Reis Araujo

     

48

EXPLORANDO A ESCRITA DE SURDOS UNIVERSITÁRIOS: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA E QUALITATIVA DE E MAILS EM PORTUGUÊS BRASILEIRO COMO L2 (PBL2)

João Paulo Da Silva Nascimento

Leonardo Barros

     

49

DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE CONTEXTUALIZAÇÃO PARA DIVULGAÇÃO DE LÍNGUA ORO AUDITIVA (PORTUGUÊS E INGLÊS) E VISUO GESTUAIS (LIBRAS E ASL)

Jociene Martins Matheus Da Silva

Helena Carla Castro

     

50

QLIBRAS: APRENDIZAGEM DO ALFABETO EM LIBRAS AUXILIADO POR COMPUTADOR

Joseane Rosa Santos Rezende

Ronneesley Moura Teles

Jônatas De Souza Rezende

Deusirene da Silva Sousa Teles

 

51

CUIDADO FARMACÊUTICO PARA PESSOAS SURDAS

Kamila Couto De Paula

Elaine Silva Miranda

     

52

A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA PELOS SURDOS E A TEORIA HISTÓRICO CULTURAL

Kelly Francisca Da Silva Brito

Aliffer Vanduir Cardoso

     

53

O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NA CRIANÇA SURDA, UM ESTUDO SOB A ÓPTICA DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL

Kelly Francisca Da Silva Brito

       

54

PRESENÇA SURDA NO ENSINO SUPERIOR: DESDOBRAMENTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO CURSO DE LETRAS LIBRAS/LÍNGUA PORTUGUESA NA UFRN

Laralis Nunes De Sousa Oliveira

Gisele Oliveira Da Silva Paiva

     

55

UNIR PARA INCLUIR: QUEBRANDO BARREIRAS COMUNICACIONAIS NO CONTEXTO INTER E EXTRA ESCOLAR

Lauriceia Tomaz Da Silva Gomes

Dayse Maria de Morais Autran

Arthur Maciel De Oliveira Neto

   

56

EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM SAÚDE NO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO BILÍNGUE/DESU: UMA PERSPECTIVA EM CONSTRUÇÃO.

Liria Cruz Veneno De Carvalho

       

57

O USO DE SOFTWARE EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO

Lucivanda Braga Lima

Rita De Cássia De Souza E Maia

     

58

A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS MIDIÁTICOS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA OU ESTRANGEIRA PARA SURDOS SEM INTERMEDIAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA EM MODALIDADE ESCRITA

Marcelo Monteiro De Souza

João Paulo Ferreira Da Silva

Thaici Lopes Marinho

   

59

A INCLUSÃO DO SURDO EM UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ RN

Maria Geiza Ferreira Freire

Gledson Ferreira Cavalcante

     

 

 

 

 

Dia 20/09 – Apresentação de pôster #03

60

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFISSIONAIS DA ESCOLA TRÊS MARIAS, GOVERNADOR DIX – SEPT ROSADO RN PARA TRABALHAR COM ALUNOS SURDO

Maria Geiza Ferreira Freire

Gledson Freire Cavalcante

     

61

FAMÍLIA E FILHOS SURDOS: COMUNICAÇÃO DO AMOR

Maria José Silva Lobato

       

62

PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA ABORDAGEM BILÍNGUE PARA ESTUDANTES SURDOS: PROPOSTA EDUCACIONAL DO CAS NATAL/RN

Maria José Silva Lobato

       

63

AÇÃO SOCIOEDUCATIVA DO SERVIÇO SOCIAL EM ESCOLA DE SURDOS EM FORTALEZA

Mariana Marques Da Hora

Estenio Ericson Botelho De Azevedo

Jaiane Santos Alves

Rayanne Pires Xavier

 

64

AMBIENTE VIRTUAL DE PESQUISA (AVP)

Maurício Rocha Cruz

Altair Fatima Bezerra De Santana

     

65

CULTURA SURDA & CULTURA OUVINTISTA: ENCONTROS E DESENCONTROS

Neide Alexandre Do Nascimento

Júlio César Barreto Rocha

Emmanuel Gurgel Do Amaral Gomes

Ricardo do Nascimento,

 

66

MEMÓRIA DE PORTO VELHO EM LIBRAS: PRODUÇÃO DO GLOSSÁRIO E VÍDEOS EDUCATIVOS DOS PONTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS DE PORTO VELHO   RO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)

Neide Alexandre Do Nascimento

Arine Holanda Silva

Émerson Lucas Santos

Uilian Dias Oliveira

 

67

ATENDIMENTO HUMANIZADO NAS UBS: ACOLHENDO O SURDO NA SUA LÍNGUA

Odeilsa Soares Sobral

Artur Maciel De Oliveira Neto

Lucivanda Braga Lima

   

68

O USO DE MATERIAIS PRÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA NO PRÉ VESTIBULAR PARA SURDOS

Rafael Lames De Araujo

       

69

A REPRESENTAÇÃO DA SALA DE ARTE NA APROXIMAÇÃO DE ALUNOS SURDOS COM SEUS PARES E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O APRENDIZADO.

Regiane Aparecida De Souza

       

70

O CURSO DE LIBRAS DO INES: DÁ PRA ENSINAR COM L2 PARA UM ALUNO OUVINTE COM BAIXA VISÃO EM UMA TURMA REGULAR?

Rejane Silvéria Da Silva

       

71

“ONDE DEVO GUARDAR A MANTEIGA?” COMO FERRAMENTA MEDIAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL.

Renata Barbosa Dionysio

Luis Gustavo Magro Dionysio

     

72

CINECLUBE INES

Ricardo De Souza Janoario

Matheus Augusto De Oliveira Medeiros

Aline Cristine Xavier Da Silva Castro

Laura Jane Messias Belém

 

73

INTERSECCIONALIDADE ENTRE RAÇA E SURDEZ NAS QUATRO UNIVERSIDADES FEDERAIS DO RIO DE JANEIRO: UNIRIO, UFRJ, UFF E UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL

Ricardo De Souza Janoario

Thiago Carlos Da Silva

Maria De Fátima Dos Santos Furriel

Gabrielle dos Santos Martins

 

74

PROPOSTA DE ENSINO NA ÁREA DE MATEMÁTICA: CAMINHOS TRILHADOS NA PERSPECTIVAS INCLUSIVAS NO CAS NATAL

Roberta Pricila Costa Justino Da Silva

Maria José Silva Lobato

     

75

APOIO EDUCACIONAL: DESAFIOS NO ENSINO DE FÍSICA AOS ALUNOS SURDOS INSERIDOS NO IFAM/CMC.

Ruan Vitor Maciel Da Silva Chaves

Patrícia Lucena De Lavor

     

76

ACESSIBILIDADE VIA GAME: ENSINO DE LIBRAS ATRAVÉS DE APLICATIVO

Sarah Xavier Nunes Mirailh

Ruth Maria Mariani De Braz

     

77

OFICINA: USO DO GEOPLANO, LIBRAS E DOS CLASSIFICADORES NO ENSINO DA GEOMETRIA BÁSICA PARA ALUNOS SURDOS

Silvânia Saldanha Da Silva Pinto

Vânia Lúcia De Souza

Érica Letícia Lopes Moreira

Geisibel Marina dos Reis

Paulo Vitor de Souza

78

EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES OUVINTES NO CURSO DE PEDAGOGIA BILÍNGUE

Simone Oliveira Lucas

Andréa Michiles Lemos

     

79

INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA DO INES: EXPERIÊNCIAS E DESCOBERTAS

Solange Maria Da Rocha

Claudeci Maria Da Silva

Flávia Dos Santos Soares

Viviane Oliveira Silva

 

80

MATERIAIS DIDÁTICOS VISUAIS E LETRAMENTO

Suzana Alves De Souza Soares

Bruna Vianna Da Cruz Arruda

     

81

COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DO SURDO NO ACESSO À INFORMAÇÃO EM SÍTIOS DO GOVERNO BRASILEIRO

Sylvana Karla Da Silva De Lemos Santos

Ivette Kafure Muñoz

Patrícia Tuxi Dos Santos

   

82

ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS MEDIADO POR TECNOLOGIAS

Sylvana Karla Da Silva De Lemos Santos

Valdilene Chaves Furtado De Oliveira

     

83

BIOLIBRAS – UM MINICURSO SPREAD THE SIGN

Tathianna Prado Dawes

Bruna Wendhausem Enne

Gustavo De Oliveira Silva

Maíra Soares Henriques

Paula da Costa Cumaru

84

ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL: CARACTERÍSTICAS DE ALUNOS SURDOS A PARTIR DO CENSO DEMOGRÁFICO 2010

Thaici Marinho

Gerson Luiz Marinho

     

85

PRIVAÇÃO DA LÍNGUA

Thaici Marinho

João Paulo Ferreira Da Silva

Marcelo Monteiro Da Silva

   

86

FENEIS RIO DE JANEIRO

Ulrich Palhares Fernandes

Edelaine Pinto De Lima

Rafael Tomaz Tobias

Maritza Simões Fraga

 

87

A EDUCAÇÃO DE SURDOS AO LONGO DO TEMPO E A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NESTE CONTEXTO

Wandréia Lúcia De Souza Do Nascimento

       

88

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA

Waneska Ferreira Cavalcante

Renata Vilanova Lima

     

 

 

Fim do conteúdo da página