Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Notícias e Avisos > Inscrições abertas para Workshop LIBRAS Português 2018
Início do conteúdo da página
Notícias e Avisos

INES completa 161 anos nesta quarta-feira, Dia Nacional do Surdo

  • Publicado: Terça, 25 de Setembro de 2018, 17h19

O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) completa 161 anos nesta quarta-feira, dia 26 de setembro, data em que se comemora também o Dia Nacional do Surdo. A Federação Mundial dos Surdos celebra o Dia do Surdo internacionalmente no mesmo mês, mas no dia 30. No Brasil, a data foi criada pela Lei nº 11.796/2008, devido ao aniversário da fundação do INES, a fim de comemorar as conquistas da comunidade surda brasileira, promover a reflexão sobre questões de acessibilidade e de garantia do direito à cidadania, e discutir a construção de políticas públicas voltadas às necessidades e demandas dessa parcela da população.

Por este motivo, este é o mês em que são lembradas as lutas e conquistas da comunidade surda com atividades em todo o país que integram o movimento chamado de "Setembro Azul". Além do aniversário do INES e dos dias nacional e internacional do surdo, ainda comemora-se no mesmo mês o Dia Internacional das Línguas de Sinais (11) e o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21).

A cor escolhida é uma homenagem às pessoas surdas que morreram na Alemanha durante o nazismo, pois eram identificados com uma faixa azul amarrada ao braço. O azul é usado como afirmação do orgulho surdo pela língua brasileira de sinais (libras) e por sua cultura, e como defesa das escolas bilíngues para surdos, também com respaldo na referida Convenção da ONU, com respaldo da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

 

Confira o vídeo exibido em primeira mão durante o XVII Congresso Internacional e XXIII Seminário Nacional (COINES 2018), na semana passada, produzido por surdos como Gabriel Isaac, que estiveram presentes no evento:

 

Fim do conteúdo da página