Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Notícias e Avisos > INES realiza I Seminário de Tradutores, Intérpretes e Guia-intérpretes nos dias 18 e 19; confira a programação e lista de inscritos
Início do conteúdo da página
Notícias e Avisos

INES oferece curso sobre Compreensão e produção de textos acadêmicos

  • Publicado: Segunda, 08 de Outubro de 2018, 18h43

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

 O Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) abriu inscrições para o curso semipresencial COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS – MÚDULO I. Ministradas pela professora Osilene Cruz, as aulas serão realizadas no período de 16 de outubro a 11 de dezembro de 2018. 

Poderão se inscrever candidatos matriculados em instituições de ensino superior, alunos de pós-graduação e profissionais do INES com ensino superior completo. São 15 vagas ao todo, com prioridade para candidatos surdos. O resultado será divulgado em 11 de outubro. As aulas presenciais acontecerão às terças-feiras, das 14h às 17h, no Departamento de Ensino Superior (DESU) do INES.

O curso de extensão, totalmente gratuito, tem como objetivo principal promover reflexões sobre o a leitura e produção de textos acadêmicos. Além disso, o curso busca: 

Reconhecer gêneros acadêmicos: resumo acadêmico, resenha, relatório, artigo científico, monografia, dissertação, tese...;

Identificar diferenças estruturais e linguísticas entre esses gêneros textuais.

Reconhecer o gênero resumo acadêmico e seu uso no contexto acadêmico;

Identificar a estrutura do resumo acadêmico: contextualização, objetivos, fundamentação teórica, metodologia/procedimentos da pesquisa, resultados e conclusão;

Elaborar resumo acadêmico em diferentes contextos: eventos acadêmicos, artigo científicos, monografia, dissertação e tese;

Reconhecer e utilizar recursos linguístico-gramaticais do texto acadêmico: pronomes anafóricos, uso do acento grave, coesão e coerência.

 

Sobre a entrega de documentos para inscrição

Os documentos devem ser entregues somente após a divulgação da lista final de inscritos aceitos para a atividade de extensão (a partir dos critérios definidos pelo docente responsável). É preciso aguardar a formação da turma, a ser divulgada em 11 de outubro. 

A inscrição definitiva na atividade ou curso de extensão está condicionada à entrega dos documentos nos horários e locais estabelecidos a seguir. Os documentos devem ser entregues em cópia autenticada ou cópia simples com apresentação dos originais para autenticação pelo servidor responsável pelo recebimento nos seguintes locais de entrega:

- Formulário de inscrição

- DIASE / COADA (Cristiane Lima): Segunda-feira das 11h às  19h | Quarta e sexta-feira das 8h às 17h.

- DIREÇÃO DESU (Juciara dos Santos): das 15h às 19h30.

Fim do conteúdo da página